Gestores municipais vão iniciar política de EPS na região Oeste de Goiás


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Oficina de Elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente realizada nesta sexta-feira, 29 de junho, em Iporá, os secretários de saúde presentes elogiaram a ação da Escola Estadual de Saúde Cândido Santiago (ESAP-GO).  

Eles enxergaram o processo de Educação Permanente de Saúde como um instrumento de melhoria do serviço oferecido para a população.

Tanto que pretendem utilizar a estratégia apresentada na oficina entre os trabalhadores das unidades de saúde como estímulo à assistência prestada ao usuário do Sistema Único de Saúde.  

O secretário de saúde de Moiporá, Marcilon Moreira da Silva,afirmou que não tinha conhecimento da Educação Permanente de Saude – EPS, mas a participação na oficina foi um aprendizado importante.  

Para ele o planejamento das ações ajuda a tornar a execução mais eficiente e que o envolvimento de todos os trabalhadores nos processos de discussões também permite a busca por soluções efetivas. Marcilon Moreira se comprometeu, inclusive, a usar a metodologia para dar andamento em processos parados para que sejam concluídos.  

Para o secretário de saúde de Amorinópolis, Divino José dos Reis, as discussões dos problemas enfrentados pelos municípios são necessárias para que as ações sejam realmente efetivas. Além do mais, segundo ele, o encontro com outros gestores e com profissionais permite a troca de experiências que colaboram com a busca de soluções, visto que a realidade de uma região é muito parecida. Ele pretende iniciar a educação permanente em Amorinópolis focando em uma ação de prevenção de doenças e orientação dos moradores sobre quando e onde buscar atendimento.  

O coordenador de Educação Permanente da regional Oeste I, José Felipe da Silva, informou que já existe um profissional de referência em EPS em cada município que será um responsável pela implantação da política dentro do município. Foi programada para o segundo semestre uma mini oficina entre os indicados para dar início às ações de EPS.  

Fazem parte da região Oeste I os municípios de Martinópolis, Aragarças, Arenópolis, Balisa, Bom Jardim de Goiás, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás e Piranhas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo