Gestores municipais de saúde participam de evento para reprogramar finanças

Primeiro Ciclo de Debates do Cosems-GO, promovido no Crer, reúne discussões e orientações sobre financiamento do SUS e a interface com o Planejamento Regional Integrado

Mesa diretora do Primeiro Ciclo de Debates sobre financiamento do SUS, realizado no Crer

O Primeiro Ciclo de Debates do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) reúne gestores de saúde, procuradores municipais, técnicos e contadores municipais, controladores internos municipais e coordenadores regionais de planejamento, além de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e Conselho Nacional de Saúde (Conass), para debater o tema O financiamento do SUS e a interface com o Planejamento Regional Integrado”. 

O objetivo é orientar os gestores na reprogramação das finanças oriundas da União e que estão paradas nas contas dos municípios. O assunto tem sido pautado nas reuniões tripartite, bipartite e nas assembleias. Durante o evento, os gestores serão orientados para o passo a passo no planejamento desses recursos, como explica a presidente do Cosems, Patrícia Fleury.

“As discussões aqui servirão para qualificar e direcionar os gestores na reprogramação de saldos, pra não ter que devolver recursos para União no momento em que os municípios precisam para custear as ações dos serviços públicos de saúde dentro dos seus territórios”, afirma Patrícia. 

Entre os convidados, o especialista em finanças Antônio Carlos Rosa de Oliveira Junior representou o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, apresentou o assunto Planejamento como instrumento para otimização do orçamento público e a utilização dos saldos remanescentes federais considerando as necessidades de saúde. 

Já o palestrante Antônio Jorge, psiquiatra, sanitarista e ex-secretário de Saúde de Minas Gerais, abordou a discussão das questões de financiamento com organização regional.  “Temos avançado muito em termos de conceito de organização no sistema de saúde e precisamos falar mais de planejamento regionalizado e integrado, como estamos apresentando aqui nesse encontro”, pontuou. 

O Ciclo de debates é uma forma de promover condições aos gestores para um planejamento organizado com as finanças. É o que define a secretária municipal de Saúde de Divinópolis, Lidiane Martins. “O tema financiamento sempre gera muita dúvida para os gestores de saúde. Esse momento aqui é importante para acrescentar e aumentar o conhecimento dos gestores”

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo