Gestores da SES-GO participam de oficina sobre DigiSUS


Coordenadores de gestão e planejamento das regionais pertencentes às Macrorregiões Centro Norte, Nordeste e Centro Sudeste participam nesta terça, 23, e quarta-feira, 24, da qualificação sobre o Sistema DigiSUS Gestor Módulo Planejamento. Por meio dessa plataforma, esses profissionais poderão realizar o monitoramento dos indicadores e metas pactuadas para a saúde. Com isso, será possível tomar decisões estratégicas para cada região, por meio da disponibilização de informações acessíveis, qualificadas e georreferenciadas. O novo sistema é uma ação do Ministério da Saúde no contexto da Estratégia e-Saúde para o Brasil.

“A ideia é ter esta oficina para aprendermos juntos. Esse sistema vai englobar todas as informações com a facilidade de consolidar os instrumentos de gestão de forma prática e que traz resultados para o gestor”, afirma o coordenador da oficina, Hildêth Pereira de Oliveira Sousa, da Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A analista técnica de Políticas Sociais do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde de Goiás Ivana Rocha explica que o grande objetivo dessa nova plataforma é qualificar a informação, de modo a dar mais transparência tanto no planejamento quanto nos gastos públicos na área da saúde. “O DigiSUS vai fornecer informações de forma sistematizada, de modo a subsidiar o gestor, os órgãos de controle e a própria população em geral”, completa.

Esta é a primeira turma da oficina e contempla 12 Regionais de Saúde: Norte, Serra da Mesa, São Patrício 1 e 2, Pireneus, Entorno Norte, Entorno Sul, Nordeste 1 e 2, Centro Sul, Estrada de Ferro e Regional Sul.

A segunda turma está prevista para os dias 21 e 22 de maio e vai contemplar coordenadores de gestão e planejamento de seis regionais das Macrorregiões Centro-Oeste e Sudoeste: a Central, Rio Vermelho, Oeste 1 e 2, Sudoeste 1 e 2.

Plataforma intuitiva

De fácil acesso, a nova plataforma está dividida em três módulos: planejamento, análise e monitoramento. O primeiro permitirá ao gestor sistematizar dados referentes ao planejamento em saúde dos Estados e municípios. Com o segundo módulo, esses gestores poderão organizar e interpretar uma grande massa de dados, sem perda de desempenho, aumentando assim a assertividade no processo decisório e a participação da sociedade. Ainda será possível antecipar os riscos e identificar tendências para aprimorar, continuamente, o SUS. Por fim, no terceiro módulo será possível acompanhar as ações desenvolvidas durante a gestão.

O DigiSUS tem o objetivo de instrumentalizar os gestores públicos, pesquisadores e toda a sociedade a obter e sistematizar informações e dados produzidos pelo Ministério da Saúde, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa, disponibilizando-os pela internet, em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas de caráter executivo e gerencial. Para o cidadão, a plataforma permitirá o acesso a informações claras e concisas, estimulando a participação social e tornando os cidadãos brasileiros cada vez mais protagonistas de sua própria realidade e de seu futuro.

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo