Gestores da SES e municípios avaliam, na CIB, balanço da campanha de multivacinação 2023

Resultados apresentados na reunião, entre eles, os 84,4 mil crianças e adolescentes vacinados, são considerados satisfatórios, mas ainda considerados desafios para a cobertura vacinal de doenças graves

Gestores da SES e dos municípios durante a oitava CIB, que apresentou o balanço de campanhas de saúde

A oitava reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) apresentou, na quarta-feira (18/10), a atualização do cofinanciamento e a orientação para os municípios regularizarem suas contas para o recebimento de recursos federais. E ainda os resultados do programa de qualificações das ações de vigilância em saúde, que evidenciou Goiás entre os dez Estados com a maior parte dos municípios alcançado até 90% das metas pactuadas, o que confirma o empenho dessas unidades na execução dos programas de doenças transmissíveis, qualidade da água, entre outros.

Gestores municipais de saúde que acompanharam a reunião, na Escola de Saúde de Goiás, também receberam o balanço da campanha de multivacinação 2023, que imunizou 84,4 mil crianças e adolescentes de até 15 anos entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. Ao todo, 133.257 crianças e adolescentes foram a uma unidade durante os dias da ação. Desse total, 36% dos que compareceram já estavam com a caderneta de vacinação atualizada. O objetivo da iniciativa foi atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura.

“O resultado foi muito positivo. Em 15 dias, tivemos uma boa resposta da população, mas é necessário aumentar os números ainda mais. É por isso que o nome do nosso programa de recuperação é Vacina Mais Goiás. Precisamos alcançar coberturas altas para que doenças como a paralisia infantil não voltem ou para que surtos de meningite não aconteçam em escolas”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

Também foram apresentados os resultados do segundo quadrimestre dos indicadores de pagamento por desempenho, o Previne Brasil. As notas dos municípios aumentaram. Todos os sete indicadores tiveram melhoria de alcance e 120 municípios atingiram o Indicador Sintético Final (ISF), que corresponde ao cálculo do desempenho com notas de 8 a 10.

Os gestores ainda receberam orientações sobre o fluxo da regulação para solicitação de internações psiquiátricas e possibilidade de remanejamento de pacientes entre unidades estaduais para realização de cirurgias, respeitando a regionalização.

Entre as pactuações, foi aprovada da implantação de equipe de consultório de rua no município de Luziânia, para ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo