Gestores da saúde participam de oficina de dimensionamento da força de trabalho na atenção básica
Técnicos, gestores do trabalho, secretários municipais de saúde e superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás participaram nessa quinta-feira, 01 de fevereiro, da abertura da Primeira Oficina do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho na atenção básica de saúde, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Sest-SUS.
A abertura do evento reuniu especialistas atuantes na gestão do trabalho do Ministério da Saúde, como a professora Dra. Elizabet Pereira Lelo Nascimento, coordenadora nacional do projeto; a diretora substituta do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Eliane Assis e a gerente de Gestão de Pessoas da SES-GO, Fabiana de Araújo Falcomer.
Estavam presentes também as secretárias municipais de saúde de Goiânia, Fátima Mrué, e de Anápolis, Luzia Cordeiro da Silva Menezes; a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde – SPAIS, Evanilde Fernandes Costa Gomides; o superintendente de acesso a serviços hospitalares ambulatoriais – SUPRASS, Cleudes Bernardes da Costa; e a superintendente de Educação em Saúde e trabalho para o SUS, Rafaela Júlia Batista Veronezi.
Dimensionamento da força de trabalho
Ao dar às boas vindas aos visitantes, Rafaela Veronezi ressaltou os avanços na gestão do trabalho em saúde nos últimos anos. “Sabemos que a discussão em torno da gestão do trabalho em saúde vem ocupando de forma crescente a agenda de gestores e pesquisadores”, afirmou.
O Governo de Goiás foi escolhido para participar deste projeto piloto do Ministério da Saúde, juntamente com os estados do Amapá, Espírito Santo e Paraná. O encontro acontece hoje e amanhã ( 01 e 02 de fevereiro) na sede da Sest-SUS e busca promover meios de otimizar a gestão do trabalho, considerando os princípios da participação e da democratização das relações entre esferas federal, estadual e municipal.