Gestores da Saúde Estadual participam de media training sobre Comunicação Estratégica

Treinamento foi conduzido pela jornalista Débora Diniz, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Servidores passaram por simulações de entrevistas coletivas em televisão, rádio, online e impresso

Gestores e servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participaram, nestas segunda (18/11) e terça-feira (19/11), de um media training sobre Comunicação Estratégica. O treinamento, que foi organizado pela Comunicação Setorial da pasta, foi conduzido pela jornalista Débora Diniz, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A capacitação, realizada na sede da SES-GO, em Goiânia, teve como objetivo preparar os porta-vozes da pasta para concessão de entrevistas e melhorar o relacionamento junto aos veículos midiáticos.

“É preciso municiar a população de informações de qualidade, de credibilidade e para tanto, é necessário que os gestores, os técnicos que atuam na área de saúde, estejam preparados com técnicas que possam auxiliá-los nesse trabalho, que é comunicar bem o serviço que é prestado, que é oferecido pela Secretaria de Saúde”, explicou a jornalista Débora Diniz. Além do titular da SES-GO, Rasível Santos, também participaram o secretário de Saúde Adjunto, Sérgio Vencio, a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Abrahão, dentre outros superintendentes, gerentes e servidores de diversas áreas.

A programação do evento foi dividida em etapas teóricas e práticas. Durante a primeira, os participantes entenderam mais sobre os conceitos de media training, sobre o que é comunicação, como funciona o trabalho da imprensa, entre outros temas. “Falamos um pouquinho sobre o famoso timing de imprensa. Então, municiá-los também nesse tipo de informação é muito importante pra que eles tenham, também, a noção do momento certo de atender a imprensa e a importância de atendê-los a tempo de ter aquela notícia veiculada. Entenderam aquilo que é de interesse público, a informação que pode se transformar em notícia”, destacou a especialista.

No momento prático, os servidores passaram por simulações de entrevistas coletivas nos diversos veículos, entre eles televisão, rádio, online e impresso. Os profissionais também foram preparados para lidar com outros cenários reais de mídia. “Demos orientações sobre o posicionamento diante das câmeras, sobre como gravar um vídeo, gravar áudio, as dinâmicas das novas mídias que chegaram agora, tudo isso foi passado aqui repetindo para que eles possam se comunicar cada vez melhor”, ressaltou a jornalista.

Para a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi, a capacitação foi fundamental para que os gestores entendessem melhor a dinâmica de uma entrevista. “Por mais que a gente tenha algum conhecimento de oratória e tenha alguma prática em falar em público, nos momentos de entrevista a gente precisa ter técnicas específicas para conseguir se sair bem e se comunicar bem com a população […] E o que eu aprendi é um conteúdo totalmente aplicável no contexto da comunicação. Não só relacionado aos assuntos específicos da pasta, no caso a Escola de Saúde, mas também da comunicação como um todo”, enfatizou.

Experiência
A jornalista Débora Diniz possui 30 anos de experiência e atuação no jornalismo, já tendo passagens por redações de jornais e televisão. Há aproximadamente 10 anos migrou para comunicação institucional e hoje, além de chefiar o trabalho de comunicação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, viaja por todo país atuando com treinamento de porta-vozes de empresas, instituições e órgãos públicos.

A profissional destacou o papel dos jornalistas no combate às fake news e a importância desse trabalho em pastas como a SES-GO. “A saúde é um setor que sofre muito com informações falsas […] e é muito importante que a gente esteja sempre subsidiando a sociedade com informações verídicas, com informações verdadeiras, críveis e que possam sim fazer a diferença na vida dessas pessoas”, concluiu.

Aline Rodrigues (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo