Geed capacita conselheiros em Catalão

Encontro reuniu os membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da cidade e do Ministério Público Estadual

A agenda do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas em Catalão nessa quinta-feira, 26, contou também com uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud) do município e do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). A reunião serviu para esclarecer dúvidas dos conselheiros que darão continuidade nas políticas públicas sobre drogas para a população do município.

A secretária executiva do Geed, Joice Batista, conduziu a reunião e falou da importância do encontro, que orientou os conselheiros nomeados e que a partir da reunião poderão começar a atuar na cidade. “Apresentamos as funções do Geed e a importância da formação do conselho. Mostramos também como formar o plano de ação para criar políticas públicas voltadas para a prevenção e combate às drogas”, contou.

Joice Batista ainda anunciou que, em breve, será oferecido aos conselheiros de todo o Estado um curso em educação a distância (EaD), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), para capacitação em drogas. Atualmente existem 27 conselhos municipais ativos em Goiás, e a meta é ampliar esse número.

O promotor do MP em Catalão, Fernando Gomes Rosa, é membro acompanhante do Comppud e esteve presente na reunião. Segundo o promotor, a expectativa é que, a partir de agora, a atuação dos membros nas políticas municipais sobre drogas seja bastante efetiva e colaborativa para as demais entidades governamentais de Catalão. “Na cidade, temos algumas instituições voltadas para o público usuário de drogas, mas o conselho como uma organização paritária é uma ideia nova, que integra a população na prevenção e combate às drogas”, pontuou.

Crianças e adolescentes|

A conselheira tutelar Dorani Nascimento também é membro do Comppud e disse estar ansiosa para as ações que serão desenvolvidas após a capacitação. “Estamos dispostos a trabalhar, e a capacitação nos proporciona conhecimento sobre aquilo que devemos fazer no conselho”, frisou. Para Dorani, que já trabalha com crianças e adolescentes, o consumo de álcool e drogas atinge grande parte dos menores de idade, e o conselho municipal poderá propor políticas de prevenção para esse público.

O idealizador do Comppud de Catalão, Flávio Pereira Jorge, comemorou a reunião, que considera um passo importante para a efetivação do conselho no município. “Tudo começou durante minha gestão como presidente de bairro, em 2012, agora, a partir dessa capacitação, poderemos dar prosseguimento naquilo que é a função de um conselho: propor políticas de prevenção às drogas e tratamento aos usuários.”

Segundo ele, serão propostas capacitações para profissionais levarem prevenção para as escolas, clínicas e demais áreas de atendimento na cidade, agregando valor e tirando os estigmas da sociedade sobre o tema.

Felipe Cordeiro, da Comunicação Setorial.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo