Exposição fotográfica retrata olhar dos pacientes sobre o Cresm 

Mostra fotográfica Cresm, um lugar afetivo, sob a fotografia do meu olhar exibe imagens da instituição pelo ponto de vista dos pacientes internados na unidade do Governo de Goiás

Cavaletes expõem, até o dia 7 de julho, fotografias de diversos ambientes da unidade do Governo de Goiás

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental, Prof. Jamil Issy (Cresm), realiza, até o dia 7 de julho, a mostra fotográfica Cresm, um lugar afetivo, sob a fotografia do meu olhar. A ação, promovida pela Gerência multiprofissional e coordenada por Graziella Rebouças Nogueira, arteterapeuta da unidade do Governo de Goiás administrada pela Associação Brasileira de Esperança e Vida (Abevida). A exposição reúne registros dos próprios pacientes do Cresm, em sessões de arteterapia oferecidas pela unidade.

A fotografia, na arteterapia, promove a expressão e o reviver de afetos, pode ajudar a explorar emoções, descobrir sentimentos escondidos e expressar o que a vida significa. Algumas emoções trazem reflexões que provocam uma ressignificação na forma de olhar a vida e impulsionam o indivíduo para novos caminhos. 

Na ação, os pacientes foram estimulados a fazer uma reflexão sobre seu lugar no Cresm, de forma que mais represente alguma emoção e significado para cada um. Após essa reflexão, foi solicitado que desenhassem esse lugar e, por fim, realizassem o registro fotográfico, transformando a reflexão e o desenho em uma fotografia do lugar real. Os pacientes percorreram toda a unidade, na busca dos lugares escolhidos para os registros. Também foi solicitado que eles fizessem um breve relato sobre o motivo de ter escolhido tal lugar, de forma que expressem seus sentimentos.

O projeto durou algumas semanas para ser executado e gerou a exposição das fotos, de desenhos e depoimentos afetivos. Os pacientes escreveram frases que refletiam os seus sentimentos pelo local selecionado, a frase a seguir e a descrição de um interno sobre a praça central do CRESM, batizada de coliseu.  

“Um campo de batalha, onde grandes guerreiros batalhavam em confrontos em busca de vitórias, me inspira muito aqui no Cresm, pois estamos em batalha diariamente contra os vícios, em busca da nossa vitória, acreditando na nossa recuperação, lutando diariamente contra nosso inimigo ”, explicou um dos participantes. 

Crispiano Filho (texto e foto)/Abevida

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo