Experiências bem-sucedidas de saúde serão apresentadas em Jataí

Gestores, profissionais de saúde e representantes de entidades civis dos 28 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde Sudoeste terão a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas que muito contribuem para a prevenção de doenças e agravos. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais), realiza na próxima terça-feira, 21 de agosto, em Jataí, o Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de tutoria da Macroregião Sudoeste.

O seminário é realizado pela SES-GO em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Além da apresentação das práticas inovadoras, o evento terá, em sua programação, transmissão de vídeos e realização de palestras sobre saúde a serem ministradas por representantes da SES-GO.

A primeira edição do seminário aconteceu em junho passado, em Goiânia. Devido aos bons resultados obtidos, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, que é presidente do Conass, sugeriu a reprodução de edições nas cinco Macrorregiões de Saúde do Estado, em agosto e setembrodeste ano. No último dia 9, o evento foi realizado em Trindade, contemplando representantes dos muncípios que integram a Macrorregião Centro-Oeste.

O seminário em Jataí vai acontecer no Serviço Social do comércio. “Esse evento possibilita que os profissionais troquem experiências e desenvolvam novos projetos em seus municípios. Isso gera um fortalecimento das capacidades de assistências e de gestão na Atenção Básica”, avalia Evanilde Fernandes Costa Gomides, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde.

A abertura do seminário acontecerá às 8h30. Estão previstas uma apresentação cultural e pronunciamentos das autoridades, entre as quais o secretário Leonardo Vilela, a superintendente Evanilde Costa Gomides, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Gercilene Ferreira, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Liorcino Mendes Pereira Filho, e o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Paulo Sérgio de Rezende, além de prefeitos da macrorregião.

Planificação da atenção básica

 O processo de planificação da atenção à saúde é formado por iniciativas desenvolvidas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em Goiás. Estratégias como oficinas e processos de tutoria têm como objetivo a capacitação e aprimoramento dos profissionais de saúde, permitindo a multiplicação de conhecimento. Essas capacitações já alcançaram mais de 14 mil profissionais e gestores dos 246 municípios goianos em seis oficinas.

O projeto que começou em 2015 rende frutos para a população goiana, pois garantindo um melhor atendimento por meio da reorganização dos fluxos de trabalho das unidades da atenção primária, porta de entrada das famílias no Sistema Único de Saúde (SUS). Após as oficinas de planificação, profissionais da SES-GO e da Atenção Primária colocam em prática as discussões das oficinas, no processo conhecido como tutoria.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo