Evento em comemoração aos 30 anos da CIB homenageia ex-secretários de Saúde

Instância deliberativa possui representantes do Estado e dos Municípios e contribuiu para o avanço do SUS em Goiás. Solenidade contou com a presença de ex-secretários de Saúde e ex-presidentes do Cosems, que atuaram ao longo das últimas três décadas

O secretário Sérgio Vencio agradeceu todos os antigos secretários e enfatizou a importância de cada um para a consolidação do SUS

Em um momento de homenagens aos antigos secretários estaduais de Saúde, foi realizada na última quinta-feira, 28, cerimônia em comemoração aos 30 anos da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e reconheceu o trabalho e dedicação de ex-gestores da saúde estadual e os ex-presidentes do Cosems, que atuaram ao longo das últimas três décadas.

O secretário Sérgio Vencio agradeceu todos os antigos secretários e enfatizou a importância de cada um para a consolidação do SUS. “Não é possível fazer uma gestão saudável e pacífica sem reconhecer o que já foi realizado. Por isso, quero reverenciar a todos que me antecederam, e que foram decisivos para fortalecer o SUS em Goiás”. A CIB é uma entidade deliberativa composta por representantes do Estado e dos Municípios. 

A atuação da CIB nestes 30 anos coincide com os avanços do SUS em Goiás. Nesse período foram tomadas decisões importantes, entre as quais o reordenamento e o direcionamento de recursos financeiros, fortalecendo a descentralização e a regionalização de ações e serviços de saúde. A partir de decisões da CIB foram implantados serviços de média e alta complexidade, adquirido equipamentos de ponta e construídas unidades importantes, entre as quais o Hospital Estadual de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e a Rede Estadual de Policlínicas.  

Patrícia Palmeira, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems Goiás) destacou as mudanças da legislação do SUS, que viabilizaram as pactuações entre os responsáveis pela Saúde Pública, e ainda lembrou das melhorias dos sistemas de governança trazidas pelas discussões da CIB. Ela também lembrou do empenho e renúncias que todos os homenageados tiveram por terem trabalhado no SUS. “Não existe gestor do Sistema Único de Saúde que não abdicou de si e de sua família, tudo por um ideal. Por isso essa homenagem é tão significativa e importante”, pontuou.   

O ex-secretário e atual coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fernando Cupertino, ressaltou que esse momento é um espaço para festejar, emocionar e agradecer. “Temos que comemorar devido aos 30 anos desta comissão, que é a instância de construção cotidiana do SUS. Fico muito feliz quando vejo representantes dos antigos gestores, como dos ex-secretários Ronei Edmar Ribeiro e   Henrique Santilo , que tiveram um papel tão importante na saúde pública em Goiás e no Brasil”, comentou emocionado.  

Cupertino ainda salientou que todos os antigos secretários ajudaram a fortalecer o SUS. “Todos nós, gestores e ex-gestores, enfrentamos diferentes desafios, mas todos com tiveram uma participação decisiva para a construção do SUS, que é o mais amplo instrumento de cidadania a disposição dos brasileiros”, concluiu. 

CIB
A CIB é uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre os gestores de saúde das duas esferas de governo (estadual e municipal) para a regulamentação e operacionalização das políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Na prática, a CIB constitui um instrumento democrático no qual são adotadas iniciativas em benefício da população do Estado.

Thaigo Lagares (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo