Evento ecumênico abre Setembro Verde em Goiás

A Central de Transplantes, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nessa segunda-feira, 5 de setembro, a abertura da Campanha Setembro Verde, que busca conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A solenidade ocorreu no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). O evento teve culto ecumênico e apresentação do Coral dos Servidores do Estado de Goiás.

O gerente da Central de Transplantes, Fernando Augusto Ataíde Castro, diz que a falta de informação é um dos fatores que mais dificultam a doação de órgãos. “Precisamos acabar com mitos para que mais pessoas abracem essa causa. Por isso, a Central de Transplantes tem trabalhado no sentido de esclarecer a população, facilitar essa conversa no meio familiar, e dessa forma, ajudar aqueles que estão na fila à espera de um órgão.”

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, atualmente há: 729 pessoas inscritas para recepção de córnea, 357 para recepção de rim, 4 para coração e 6 para pâncreas-rim. Essa fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas.

Para o superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da SES-GO, Deusdedith Vaz, representante do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, no evento, o diálogo sobre a doação é importante para aumentar o número de transplantes. “A doação é um ato tão nobre quanto a adoção. É uma ação de generosidade, mesmo num momento de tristeza. Precisamos falar a respeito desse assunto. Todos nós podemos em vida manifestar o desejo de doar, trazendo inclusive mais segurança para nossas famílias, caso um dia tenham que tomar essa decisão.”

A Campanha Setembro Verde deste ano tem como tema: “Família – onde a vida começa e o amor não tem fim”. Valdivina Alves dos Santos, 46, perdeu o filho, Danillo Alves de Almeida, aos 22 anos, vítima de um acidente de moto. Ela se emociona ao dizer que os órgãos retirados de Danillo trouxeram vida para sete pessoas. “Fiquei sabendo que um homem prestes a morrer recebeu o coração do meu filho, e uma mulher recebeu o rim e pôde voltar a beber água. Parece tão simples, mas para essas pessoas foi uma chance de viver.”

O motorista Walex Alerrander Vanderley Alves, 24, teve um problema renal aos 13 anos. Depois de muito tempo de tratamento, começou a fazer hemodiálise em março de 2015. “Só a família e quem passa por esse processo sabem o quanto é difícil. Foram oito meses de hemodiálise. Nem imaginava ser transplantado tão rapidamente, mas graças a uma doação estou aqui para contar minha história.”

 

Confira a agenda do Setembro Verde:

 

16/09/2016 – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) – A Abordagem da família para doação de órgãos

Horário: 15 às 16 horas

Local: Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO)

 

27/09/2016 – Culto ecumênico em homenagem e agradecimento às famílias doadoras

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)

 

27/09/2016 – Dia Nacional do Doador de Órgãos – Ciclo de palestras na Pontifícia Universidade Católica (PUC)

Horário: 14 horas

Local: Pontifícia Universidade Católica (PUC)

 

29/09, 30/09 e 01/10 – Curso CIHDOTT: Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Encontro das comissões para discussão e apresentação dos resultados alcançados.

Palestra: Enfermeiro Edvaldo Leal de Morais

Horários: 29/09 – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

30/09 – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

01/10 – das 8 às 12 horas

Local: Centro de Reabilitação, Readaptação Henrique Santillo (CRER)

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo