Estudo realizado no HDT é um dos destaques no “De Olho na Pesquisa” da SES-GO

Pesquisa avalia efeitos adversos dos medicamentos utilizados em pacientes com a Covid-19, assim como as interações medicamentosas

Estudo conduzido no HDT avalia diferentes farmacoterapias utilizadas para a Covid-19

Um estudo conduzido no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) que avalia diferentes farmacoterapias utilizadas para Covid-19 é um dos destaques do De Olho na Pesquisa, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A pesquisa científica, que está em andamento desde outubro de 2020 e deve entregar resultados em março de 2022, está avaliando os efeitos adversos dos medicamentos utilizados em pacientes acometidos com Sars-Cov-2, assim como as interações medicamentosas.

“Esse projeto de pesquisa está em fase de coleta de dados. Então, agora estamos colhendo os dados que os pacientes avaliados estão usando. Iremos tabelar e, a partir daí, dar prosseguimento ao trabalho”, afirma João Paulo Araújo Ferreira, especialista em atenção farmacêutica e um dos autores da pesquisa, que também é conduzida pela doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás, Maysa Aparecida de Oliveira.

O trabalho é acompanhado de perto pela SES-GO, por meio do De Olho na Pesquisa. O projeto é liderado pela Gerência de Pesquisa e Inovação da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) e já tem 47 trabalhos divulgados na página https://goias.gov.br/saude/sesg/pesquisa-e-inovacao/de-olho-na-pesquisa da SES-GO.

De acordo com a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro, o De Olho na Pesquisa é mais um instrumento utilizado pela SES-GO para aproximar a comunidade da ciência e das pesquisas realizadas dentro das unidades públicas do Estado de Goiás. 

“Muitas vezes, as pessoas acreditam que a SES-GO serve exclusivamente para realizar atendimentos nas unidades estaduais de saúde. Mas o que temos que mostrar para a população goiana é que o trabalho da nossa secretaria é bem mais amplo e percorre inúmeros caminhos até chegar ao produto final, que é a realização do atendimento do paciente do SUS,  com a qualidade que ele merece”, explica.

Página exclusiva
A disponibilização de uma página exclusiva para pesquisadores que realizam suas pesquisas  nas unidades da SES-GO é uma oportunidade para a comunidade ficar por dentro do que está acontecendo nos hospitais públicos goianos. Para isso, uma equipe da Coordenação de Gestão do Conhecimento pensou nos mínimos detalhes, desde o formato utilizado até a linguagem acessível. 

“Cada pesquisa em andamento é sintetizada de forma clara, simples e objetiva. Além de prestigiar o currículo dos autores do trabalho científico, a pesquisa é explicada por um dos pesquisadores por meio de um vídeo curto, que responde às perguntas-chaves: o que foi feito nesta pesquisa e qual o benefício dela para a população”, explica a gerente Fernanda Pimenta.

Além de gerenciar as pesquisas da SES-GO, a Sesg também é responsável pela educação permanente em saúde dos profissionais que atuam no SUS no Estado. “A Sesg tem como missão impactar positivamente o Sistema Único de Saúde em Goiás por meio da formação e qualificação dos atores do SUS e incentivo à pesquisa e inovação em saúde. Desde sua criação, que aconteceu há dez anos, nós já formamos e/ou qualificamos 21.240 atores do SUS”, conta Viviane, orgulhosa de sua instituição.

Para acompanhar os trabalhos científicos feitos nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde acesse: https://goias.gov.br/saude/sesg/pesquisa-e-inovacao/de-olho-na-pesquisa

Para publicar sua pesquisa em andamento em alguma unidade de saúde do Governo de Goiás, entre em contato pelo e-mail olhonapesquisa@gmail.comhttps://olhonapesquisa@gmail.com

Alguns dos temas que já foram publicados na página exclusiva da SES-GO:
Fisioterapia na saúde pública do Estado de Goiás
Avaliação de diferentes farmacoterapias utilizadas para Covid-19
Perfil epidemiológico dos pacientes hemofílicos do Estado de Goiás
Mapeamento do perfil dos usuários do Programa Integral ao Louco Infrator/PAILI entre 2006 e 2014
Análise retrospectiva e prospectiva acerca dos óbitos no centro cirúrgico do Hospital De Urgências de Goiânia (Hugo)
Perfil epidemiológico e qualidade de vida em doentes renais crônicos hospitalizados
Captação e coleta de plasma convalescente em portadores da covid-19
Aspectos clínicos e epidemiológicos de pacientes internados com suspeita de síndrome respiratória aguda grave por Sars-Cov-2 em goiás, em 2020: um estudo de coorte
Abordagem multiprofissional para paciente acometido por pênfigo vulgar
Eficácia, segurança e custo-efetividade de pirfenidona ou nintedanibe para fibrose pulmonar idiopática: revisão rápida de evidências
A percepção do fonoaudiólogo no atendimento ao usuário com Covid-19
Conhecimento e subjetividades: a [re]construção da promoção da saúde no programa academia da saúde, no Estado de Goiás
Epidemiologia das reações transfusionais em pacientes internados em um hospital de urgência de Goiânia​

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo