Estado garante insumos e continuidade da assistência no Hurso

Plano de ação está sendo desenhado para que a transição da gestão entre OSs na unidade seja harmônica e o atendimento ao cidadão seja mantido

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, determinou na quinta-feira, 7, que uma equipe técnica da pasta se deslocasse imediatamente até o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), em Santa Helena de Goiás. A medida foi adotada após denúncias sobre a qualidade do serviço entregue pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) que ainda está à frente da unidade. Um plano de ação está sendo elaborado para mitigar o máximo possível qualquer tipo de interferência na assistência à saúde prestada à população durante a transição da gestão do hospital. 

No início desta semana, o Governo de Goiás anunciou que serão realizados chamamentos públicos emergencial e regular para definir novas OSs para os hospitais estaduais gerenciados pelo IBGH em Jaraguá, Pirenópolis e Santa Helena de Goiás. A decisão veio após a Organização Social declarar que não teria mais condições de seguir à frente dos locais. No Hurso, técnicos de diferentes áreas da SES-GO enviados por Alexandrino se reuniram com a diretoria da unidade para apresentação de um panorama atual da situação enfrentada pelo hospital.

“Nosso objetivo é fazer uma avaliação do momento atual vivido pelo Hurso para saber o que vai precisar ser trabalhado frente à questão colocada pelo IBGH de não ter mais condições de administrar a unidade”, explicou o superintendente de Atenção Integral à Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues. Um plano de ação está sendo elaborado para evitar o mínimo ruído possível com o processo de troca da OS que fará a gestão do hospital, garantindo a continuidade da assistência neste período.

Apesar dos repasses estaduais estarem regularmente em dia para a OS e terem sido transferidos mais de R$ 40 milhões em 2020 para gestão do local, os técnicos da SES-GO identificaram a necessidade de fazer empréstimos de insumos e medicamentos com outras unidades de saúde da rede estadual para o Hurso. Além de Sandro Rodrigues, também participaram da visita técnica os superintendentes de Gestão Integrada, Mauro Theobald, e do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, Neusilma Rodrigues; a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kátia Martins Soares; os assessores técnicos do Gabinete do Secretário, Fernando Jesus e Cynara Porto; e a técnica da Superintendência de Performance, Anna Paula Duarte Moreira.

Patrícia Almeida e Pedro Ferreira/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo