Estado e municípios reúnem-se para pactuar normas de saúde

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), das Secretarias Municipais de Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems) reúnem-se no dia 15 de março com o propósito de discutir e pactuar a implementação de normas, serviços e procedimentos da área da saúde de grande relevância para a população.  Tais questões serão tratadas na 2ª Reunião Ordinária deste ano da Comissão Intergestores Bipartite. O encontro vai acontece no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, a partir das 14h30.

Entre as questões a serem debatidas estão a formação de um grupo de trabalho para estabelecimento de um cronograma do fluxo para internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O grupo será composto por representantes da SES-GO, do Cosems e dos municípios de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde. Também consta na pauta a transferência do recurso federal referente ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica para os Fundos Municipais de Saúde dos municípios de Abadiânia, Alto Paraíso de Goiás, Formoso, Goianira e Minaçu.

Também está prevista a discussão sobre a pactuação de projetos propostos pelos municípios relacionados ao financiamento do transporte sanitário eletivo, destinado ao deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimentos eletivos. Na prática, as decisões tomadas na Comissão Intergestores Bipartite indicam os rumos do SUS em Goiás. A comissão é paritária, composta por oito membros da SES-GO e por oito secretários municipais de saúde representados pelo Cosems.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo