Especialistas do Hospital Sírio Libanês implantam programa Proadi-SUS de fortalecimento das áreas de regulação e apoio à contratualização em Goiás

Segunda fase do programa está em execução no HCN e HECAD, que são laboratórios para implantação do programa no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu entre os dias 30/05 e 02/06, a visita de especialistas do Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização. A iniciativa é realizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 
O objetivo é aprimorar a regulação da atenção à saúde, passando pelo processo de contratualização dos serviços prestados às unidades, até à efetividade dos atendimentos destinados aos usuários SUS.
Em Goiás, o projeto deve ser implementado no Hospital do Centro-Norte goiano (HCN) e no Hospital da Criança e Adolescentes (Hecad), que servirão como laboratórios para qualificação na assistência e posteriormente ampliação em toda rede.
“Apesar de ser o mesmo Estado, mesma secretaria, os dois hospitais-laboratório tem realidades completamente diferentes. O projeto trará possibilidade de melhoramento específico nas unidades dentro da rede de atenção”, afirma a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Danielle Jaques.

Desenvolvimento do projeto
O projeto teve na primeira fase, a formalização do grupo executivo, adesão das secretarias estaduais de saúde, capacitação das equipes do hospital Sírio Libanês e, agora, parte para uma segunda fase operacional que inclui as visitas com o objetivo de coletar informações, observar os processos internos e, após todo esse trabalho de construção conjunta de diagnóstico, serão feitas as implantações das melhorias nessas áreas. 
Os especialistas do projeto conheceram de perto as rotinas do HCN e HECAD. “O projeto é uma construção conjunta entre as secretarias e vai ser elaborado juntamente com o perfil que cada uma tem em termos de desenvolvimento e capacitação. O objetivo é que possamos trabalhar a regulação em toda rede de atenção”, frisou a especialista Elisabete Costa Reis Dutra
A fase de diagnóstico do projeto irá até dezembro deste ano e a partir de janeiro de 2023, serão realizadas as implantações necessárias no serviço de regulação que passa por vários pontos da assistência e atenção à saúde.

 

Texto e Foto : Yara Galvão/Comunicação Setorial SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo