ESG integra time de colaboradores de Biblioteca de renome internacional


A Biblioteca da Escola de Saúde de Goiás (ESG), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES/GO, é o novo ente cooperante de Fontes de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da BIREME. 

Banco de dados de renome internacional, a BVS foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde para gestão da informação e conhecimento em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). 

A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME (centro especializado da OPAS com a missão de contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países latino-americanos e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica). 

A biblioteca é desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina BVS Brasil, etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços.   

Democratização das informações em saúde 

A adesão da ESG é o primeiro passo para integrar a SES-GO neste sistema. “A ideia é que todas as bibliotecas existentes nas unidades da SES também colaborem com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)”, explica a gerente de Pesquisa e Inovação, Welika Rosa dos Santos. 

Para garantir o amplo acesso às informações técnico-científicas em saúde produzidas na esfera institucional, as bibliotecárias da Escola já começaram o mapeamento e a organização das produções em formato digital e de acesso aberto para indexação na Biblioteca. “Nosso objetivo é disponibilizar para profissionais de saúde, pesquisadores e comunidade em geral os textos completos produzidos no âmbito da SES-GO e por seus profissionais nesta plataforma on-line”, finaliza a bibliotecária Wusula Francisca Sousa Pitarelli. 

 

Gabriela Dutra, da Escola de Saúde de Goiás

Foto: Karim Alexandre

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo