ESG debate ensino, ciência e tecnologias em saúde

Temas serão debatidos na Jornada Pedagógica da Escola de Saúde de Goiás, realizado ao longo do mês de setembro em plataforma virtual

Ensino, ciência, pesquisa e uso das tecnologias na educação em saúde. Estes são alguns dos assuntos debatidos por 74 coordenadores, tutores e preceptores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Praps) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Os temas fazem parte da Jornada Pedagógica da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (ESG), que ocorre ao longo de todo o mês de setembro em plataforma virtual.

O evento tem como objetivo compartilhar conhecimento e experiências acerca do ensino-aprendizagem nos espaços-saúde, a fim de preparar os profissionais para o processo educativo das residências multiprofissionais realizadas nas unidades de saúde da SES-GO. “A ideia é de que a jornada seja um subsídio aos docentes para organizar e planejar as atividades educacionais para o ano de 2021”, explica a médica Mariana Holdefer, integrante da organização do evento. 

Médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, psicólogo, nutricionista e pedagoga formam o time de palestrantes. Em pauta, uma gama de assuntos que devem contribuir para a melhoria do processo de ensino durante o período de residência multiprofissional, tais como: ensino de competências na residência, avaliação em saúde, avaliação institucional, gestão de conflitos, fluxo de pesquisa na SES/GO e a importância da pesquisa em saúde, ensino remoto e processos na área da saúde.

O último dia da jornada – previsto para 30 de setembro – será marcado pela apresentação de um estudo realizado com todos os residentes do programa de residência do HDT sobre qualidade de vida, autoeficácia e recursos de enfrentamento. “Este estudo dá margem para discutirmos, com base em dados objetivos, os efeitos das metodologias empregadas no programa”, explica Mariana.  Ainda dentro dessa temática, a mestre em Saúde Coletiva Rosana Mendes Reis Barbosa Reis fará apresentação de sua dissertação de mestrado, que teve como tema o egresso da residência multiprofissional da SES-GO. 

Gabriela Dutra/Escola de Saúde de Goiás
 

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