Escola pede ação de prevenção a doenças para seus estudantes e é atendida pela Suvisa/SES


Essa escola municipal João Alves de Queiroz, fica no bairro Elias Forte em frente a uma praça em Aparecida de Goiânia. Aqui estudam pela manhã, 400 alunos, em ambiente limpo e organizado, onde por todo lado se vê simpáticos recadinhos lembrando a ética, o respeito, a honestidade e o comprometimento com a coisa pública. A diretoria fez uma solicitação à Superintendência de Vigilância em Saúde/SES para que os técnicos fossem ao local para levar ações de prevenção a doenças, principalmente o mosquito Aedes Egypti, e informações sobre animais peçonhentos.

Prontamente atendida pela Coordenação de Educação e Comunicação da Suvisa/SES, nesta 6ª. feira, 13/09, os técnicos levaram mais. Demostraram na prática como o mosquito se desenvolve e multiplica, o que chamou muito a atenção dos estudantes. Para eles, agora “é uma questão de combater mesmo esse mosquito”. Os estudantes aprenderam também como uma pessoa é inoculada pelo mosquito e pega a doença e as consequências que a doença traz para quem é contaminado.

ANIMAIS PEÇONHENTOS

A curiosidade não ficou só na dengue. Animais peçonhentos como variedades de cobras, muitas são venenosas, mas nem todas possuem veneno. Viram a beleza delas nos vidros e mostraram muita curiosidade. Outros desses animais também estava no mostruário levado para que os estudantes pudessem ver e pegar: variedades de escorpiões, besouros, abelhas, aranhas etc. Eles aprenderam a importância de verificar seus calçados se não tem algum inseto antes de calçá-los.

Os acidentes ocasionados por serpentes, escorpiões, aranhas e abelhas constituem um grave problema de saúde pública no Brasil. Assim, a disponibilização de informações a todos os públicos pretende contribuir para ações de educação em saúde e para a difusão de informações sobre animais peçonhentos. Muitas das espécies que você conhecerá estão envolvidas em acidentes e a sua identificação é fundamental para o sucesso do tratamento dos envenenamentos.

As informações oferecidas nessas ocasiões, e nos eventos nos quais a Suvisa/SES participa, pretendem facilitar o reconhecimento das espécies mais frequentemente encontradas em residências, sítios e fazendas. Estão disponíveis também, informações sobre história natural das espécies e medidas de primeiros socorros em caso de acidentes. O cientista Vital Brazil cujo trabalho determinou o sucesso dos tratamentos de acidentes causados por animais peçonhento, salvou vidas em todo o mundo.

 

Maria do Rosário Mesquita

Assessoria de Imprensa da Suvisa/SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo