Escola de Saúde Pública promove curso para Agentes Comunitários de Saúde

Profissionais responsáveis por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde, 32 agentes comunitários do município de Senador Canedo apresentaram no último dia 24 de agosto os trabalhos de conclusão do curso de ACS Módulo I.

A escolha de cada tema foi feita de acordo com a observação da realidade local do município. Dentre os assuntos tratados estão a dificuldade de adesão ao tratamento de tuberculose; gravidez na adolescência; inclusão da atividade física laboral na rotina dos agentes comunitários de saúde; queixas na demora de marcação de consultas; evasão de usuários hipertensos e diabéticos do grupo de tratamento local e obesidade na adolescência.

Esta é a primeira turma a se formar no curso que foi oferecido pelo Centro de Educação Profissional de Saúde (CEP – Saúde), por meio da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP-GO).

Com uma carga horária de 570 horas presenciais, o curso de ACS Módulo I deve formar mais 11 turmas distribuídas em cinco regionais do Estado de Goiás até o final de novembro deste ano: Entorno Norte (Formosa e Planaltina), Sudoeste (Mineiros), Sudoeste I (Caçu, Santa Helena e Quirinópolis), Estrada de Ferro (Caldas Novas e Ipameri), São Patrício I (Ceres, Rialma e Santa Isabel), São Patrício II (Jaraguá) e outra turma em Senador Canedo, que faz parte da Regional Centro Sul.

A apresentação dos trabalhos aconteceu no auditório da Biblioteca Central da cidade e contou com a presença da professora de teoria e prática, enfermeira Raquel Rosa Mendonça do Vale, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Josué Alves Ribeiro, o presidente da Associação dos ACS, Willian Rodrigues do Nascimento, a chefe de gabinete da Prefeitura de Senador Canedo, Adriana Dias, e as representantes da ESAP-GO Cárita Vieira Arruda, assessora técnica do CEP-Saúde, e Fabiana Carvalho – gerente da ESAP-GO.

Em seu discurso, Fabiana ressaltou a importância da qualificação destes profissionais de saúde para o trabalho dos ACS. “Tenho certeza que vocês terão um olhar diferente como profissionais após o término deste curso”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo