Escola de Saúde Pública participa da 4ª Oficina de Planificação

Marlene Arvelos

Como participante do “Programa Mais Saúde Para Goiás” a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS está participando nesta quarta e quinta feiras, 17 e 18 de agosto, da 4ª Oficina da Planificação da Atenção Primária à Saúde em Goiás que está sendo realizada com objetivo de qualificar os profissionais lotados em todos os 246 municípios goianos e, assim, melhorar a assistência prestada à população. O programa é composto por um conjunto de oficinas sobre diferentes temas. A primeira, sobre “Rede de Atenção à Saúde”, já foi realizada em 241 municípios goianos e atualizou 13.212 profissionais. A segunda sobre “Atenção Primária à Saúde”, foi ministrada em 200 municípios, com a qualificação de 10.466 servidores. Já o terceiro processo, sobre o tema “Territorialização”, ainda está sendo realizado.

A quarta oficina pretende promover a integração entre a “Vigilância em Saúde” e a atenção primária. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Magna Carvalho, é necessário que os dois sistemas estejam articulados para o desenvolvimento de ações capazes de detectar riscos (de epidemias ou endemias, por exemplo) para que se possa exercer a prevenção e a correção dos problemas, caso necessário. Ela explicou que a vigilância epidemiológica consiste na detecção, monitoramento e mudanças no padrão de ocorrência de doenças para subsidiar a gestão do sistema de saúde como um todo.

 

Qualificação

 

Durante a abertura da oficina a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, cumprimentou o trabalho que está sendo realizado no Programa Goiás Mais competitivo, principalmente por sua ampla abrangência. O envolvimento de outras secretarias e de todos os municípios mostra a grandeza do projeto, disse ela. A Dra. Irani aproveitou para anunciar que todos os profissionais que participaram do primeiro e segundo módulo dos cursos da atenção primária poderão participar do terceiro. Ela também informou que a Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago está disponibilizando 100 vagas para o Curso de Especialização em Gestão de Serviços Públicos com Foco na Atenção Primária, pela Universidade de Brasília-UNB.

Para a superintendente Irani Ribeiro a eficiência do SUS depende da melhoria da atenção primária e para isso acontecer os profissionais devem passar por um processo de qualificação permanente. “Nós precisamos garantir um atendimento básico com a máxima qualidade para diminuir a quantidade de encaminhamentos para os serviços de saúde de média e alta complexidade, e principalmente, oferecer um serviço mais eficiente para a população porque ela merece”, concluiu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo