Escola de Saúde promove jornada para aprimorar residências multiprofissionais

Evento tem o objetivo de estimular preceptores, tutores e coordenadores das residências para se adaptarem às transformações sociais, por meio de abordagens pedagógicas inovadoras

Rafaela Veronezi aborda papel da liderança transformacional no contexto das residências em saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem como uma de suas prioridades o aprimoramento dos profissionais responsáveis por coordenar e transmitir conhecimentos nos programas de residências ministrados pela Escola de Saúde de Goiás (ESG).

Com esse propósito, teve início nesta quinta-feira (03/08), a 4ª Jornada Pedagógica da ESG. O evento, realizado no auditório da escola, prossegue até 4 de agosto, com a participação de gestores, preceptores e tutores das residenciais multiprofissionais e uniprofissionais ministradas nos hospitais da SES-GO. 

A jornada tem como tema Residências em Saúde: Gestão, Conhecimento e Pesquisa, cuja escolha revela a compreensão das mudanças que vêm ocorrendo nas esferas sociais, econômicas e tecnológicas, especialmente no contexto da saúde.

“A jornada pedagógica visa se adaptar a essas transformações, abraçando abordagens pedagógicas inovadoras que atendam às diferentes expectativas das diversas gerações presentes. Ao fazer isso, busca-se transmitir conhecimento de maneira eficaz, reconhecendo a complexidade do cenário atual”, acentua a gerente de Desenvolvimento de Ensino em Saúde da ESG, Letícia Souza Pereira. 

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi, assinala que a jornada visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, possibilitando a atualização, o desenvolvimento e a qualificação de todos.

Rafaela ministrou a primeira palestra, intitulada Liderança Transformacional no Contexto das Residências em Saúde. Na apresentação, ela destacou a relevância da gestão eficaz no âmbito da saúde, enfatizando a urgência de capacitar os profissionais para enfrentar os desafios do setor. 

“Esse evento é uma etapa fundamental para o desenvolvimento e qualificação das pessoas envolvidas nas residências multiprofissionais. Queremos fornecer programas de residência cada vez mais alinhados aos objetivos estratégicos da saúde no Estado, garantindo aos residentes uma formação de excelência”, enfatizou a superintendente. 

A realização de residências multiprofissionais pela SES-GO tem possibilitado o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da assistência à saúde nas unidades hospitalares da SES-GO. Atualmente são ministradas residências multiprofissionais nas áreas de enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, farmácia, terapia ocupacional, e biomedicina. São ofertadas ainda residências uniprofissionais em enfermagem obstétrica e em bucomaxilofacial para graduados em odontologia. 

Maria José Silva e Luana Avelar (texto) e Marco Monteiro (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo