Escola de Saúde de Goiás destaca formação profissional, em Jornada Científica

Superintendente também aponta importância do HDT na promoção de pesquisas com enfoque na melhoria do atendimento aos usuários do SUS

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Kelli Coelho Santos, participou, na quinta-feira, 29, da abertura da 8ª Jornada Científica do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Rassi (HDT), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Realizada no Auditório da Área 5 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) – Escola de Formação de Professores e Humanidades –, a solenidade contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué; o diretor do HDT e a diretora de Ensino e Pesquisa do mesmo hospital, Marília Dalva Turchi, também coordenadora da jornada.

O evento durou dois dias e abordou temas relevantes na área da saúde de interesse regional e nacional. Foram realizadas mesas-redondas e minicursos sobre assuntos atuais relacionados às doenças infecciosas e dermatológicas, bem como atualidades em saúde voltadas para colaboradores da instituição, profissionais e acadêmicos da área da saúde.

Durante seu discurso, Kelli destacou a importância do HDT na formação profissional na área de saúde com enfoque em doenças infecciosas e dermatológicas e da pesquisa científica como instrumento de melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Segundo dados do Sistema de Monitoramento de Pesquisas, desde 2012, já foram realizadas 65 pesquisas científicas no HDT. Só neste ano, são 20 pesquisas em andamento neste hospital, e um total de 77 pesquisas em andamento nas unidades públicas de saúde do Estado de Goiás”, afirmou.

Jornada Científica da SES-GO

O fomento da SES-GO na realização de ações educacionais com o objetivo de qualificar atores sociais do SUS para a produção e disseminação do conhecimento científico atinge seu ponto alto de 2019 durante a 3ª Jornada Científica da SES-GO. Quem toma frente da organização do evento, que está programado para final de outubro, é a Gerência de Pesquisa e Inovação da Escola de Saúde de Goiás. A expectativa é reunir cerca de 300 pesquisadores, docentes, discentes das Instituições de Ensino e Pesquisa, membros de CEPs, gestores e profissionais de saúde do Estado.

Com o tema “Ciência no cotidiano do SUS”, a jornada pretende fortalecer as discussões no campo científico em relação a temas como integridade na pesquisa da saúde humana, comunicação científica e gestão pública no SUS informada por evidências.

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo