Esap participa de oficina do Projeto Itinerários do Saber no Rio de Janeiro


Uma equipe da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS participou da Oficina Pedagógica do Projeto Itinerários do Saber, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro nos dias 28 e 29 de novembro. Estiveram presentes no evento a gerente da Escola Estadual de Saúde Pública – ESAP, Fabiana Aparecida dos Santos; a coordenadora do Centro de Educação Profissional de Saúde de Goiás CEP/Saúde, Tânia Valéria Lucas, e a assessora técnica Carita Vieira Arruda. O evento teve como objetivo traçar as estratégias operacionais de desenvolvimento das ações que envolvem o projeto. 

O objetivo do projeto é promover a qualificação dos profissionais do SUS para o atendimento em todas as regiões do país e que prevê quatro grandes eixos de formação: saúde mental, acolhimento em saúde, segurança do paciente e vigilância em saúde. 

O primeiro eixo que Goiás está trabalhando é o de saúde mental, ofertando o curso de Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), com carga horária de 60 horas na modalidade presencial ou à distância. Os cursos são voltados para todos os profissionais de saúde da atenção básica em todos os níveis. 

A proposta é que até 2019 sejam ofertadas 150 mil vagas pra profissionais de nível médio/técnico e 2,5 mil vagas para tutores. As ações dos “Itinerários do Saber” vão ser realizadas em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com foco também no fortalecimento da Atenção e do Cuidado como vetores integrativos da prática em saúde. As equipes técnicas da Escola Estadual de Saúde Pública – ESAP já iniciaram uma mobilização junto às 18 regiões de saúde para a adesão ao projeto. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo