Esap participa de evento internacional sobre formação em saúde pública


A convite da Rede Brasileira de Escolas de Saúde (REDESCOLA) a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, e o Subcoordenador da Pós graduação lato e stricto sensu da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, Renato Sandoval, vão representar Goiás no “I Colóquio Latino-americano de Formação em Saúde Pública” e “III Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública” que será realizado entre os dias 08 e 10 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP/Fiocruz, no Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro é estreitar o diálogo e o crescimento conjunto de instituições-chave do Brasil e de Cuba que, cotidianamente, enfrentam o desafio de qualificar recursos humanos para seus sistemas de saúde. Vão estar presentes professores, dirigentes e alunos de instituições formadoras do Brasil, Cuba e de diversos países latino-americanos apresentando experiências, oportunidades e desafios relacionados à formação em saúde pública e o papel das instituições formadoras no aprimoramento da gestão de serviços, programas e sistemas de saúde regionais.
No dia 11, após os Colóquios, será realizada uma Oficina de Trabalho em parceria com professores e pesquisadores da REDESCOLA e demais instituições afins à formação em Saúde Pública. O objetivo é discutir uma proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Pública e sua interface com a formação lato sensu. Também será discutida a construção de uma proposta de Sustentabilidade da Secretaria Técnica e Executiva da REDESCOLA.
Seguindo o mesmo objetivo de fortalecimento das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública a Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás – Esap tem buscado parcerias com as melhores instituições do país no sentido de garantir qualidade à formação dos profissionais que atuam no sistema público de saúde do estado. Como resultado deste emprenho a Esap-Sest/SUS passou a ser Escola Referência da Região Centro-Oeste, título alcançado em 2016.
“Neste evento teremos a oportunidade de conhecer experiências de outras escolas de saúde públicas e, ao mesmo tempo, apresentar nossa proposta de execução do curso de formação de sanitaristas, além de conhecer a realidade de outros países sobre educação permanente”, disse a superintendente. Para a Dra. Irani a qualidade da formação dos profissionais é essencial para alcançar a excelência na prestação dos serviços de saúde à população.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo