Esap dá primeiro passo para a criação da rede de escolas de saúde pública


O Encontro de Escolas de Saúde Pública, realizado nesta terça-feira (18 de outubro) na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás, foi um passo muito importante para o fortalecimento do sistema de educação em saúde de Goiás e da região centro-oeste. Esta foi a conclusão da coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Rosa Maria Pinheiro Souza. Para ela a reunião dos responsáveis pela formação dos trabalhadores do SUS é o caminho para a melhoria do serviço de saúde pública.

Com metodologias ativas a educação em saúde deve ser um componente substancial de transformação das realidades locais, disse ela. Segundo a professora Rosa Pinheiro as ações deve ser articuladas intersetorialmente e com preocupação de que os processos de formação dos trabalhadores do SUS busquem resultados práticos para a melhoria das condições de saúde da população.

De opinião semelhante a coordenadora da Escola Fiocruz de Governo/Brasília, Maria Fabiana Damásio Passos, chamou a atenção para a necessidade de um olhar atento para que a qualificação dos trabalhadores esteja voltada para as necessidades locais. E, segundo ela, Goiás e toda a região centro-oeste têm um grande potencial de crescimento nesta área. Os exemplos apresentados pela Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago e pelas escolas municipais de saúde pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia demonstram um desejo de contribuição para a melhoria do sistema de saúde através da educação. “Nós assistimos uma disposição clara dos profissionais em construir uma nova realidade”, comentou.

As duas especialistas foram unânimes em afirmar que o intercâmbio de experiências e saberes entre as três instituições de ensino vai permitir o fortalecimento da rede local e o consequente fortalecimento do SUS como um todo. Levando em consideração o pressuposto de formação integral voltada para um atendimento eficiente e também humanizado da população.

Conforme afirmaram o encontro deve abrir caminhos para que as escolas enxerguem novas possibilidades e desenvolvam ações compartilhadas e solidárias. A partir de agora devem ser iniciadas articulações entre elas para que as informações sejam disseminadas e assim, transformando o estado de Goiás em referência regional e até nacional.

Como organizadora do encontro a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, reafirmou que as parcerias são fundamentais para a busca de soluções para os problemas da saúde. Ela citou o Programa Mais Saúde para Goiás que envolveu várias pastas do governo estadual. Todas as áreas precisam se entender e se ajudar para o bom funcionamento do sistema como um todo, disse. Ao final ela convidou as representantes das escolas municipais de saúde pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia se unirem à Escola Cândido Santiago em prol da qualidade do SUS. De forma emocionada os especialistas das esferas nacional, estadual e municipais encerraram a programação com a certeza de que a criação da rede de escolas públicas de saúde de Goiás depende união de todos.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo