Equipes do HDS arrecadam mais de 24 kg de tampinhas de plástico para doação

No Desafio da Colaboração, promovido pela unidade do Governo de Goiás, profissionais colaboram com ONG no trabalho de castração de animais

Tampinhas reunidas por colaboradores do HDS serão destinados à reciclagem, com renda para animais

Em apoio às ações do projeto Respeito Gera Respeito, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) promoveu, em julho, o Desafio da Colaboração entre os setores da do do Governo de Goiás. Na ação, profissionais da unidade do Governo de Goiás arrecadaram tampinhas de plástico para serem doadas para a organização não-governamental Tampatas.

Muito mais do que um desafio, a atividade foi uma oportunidade de integração e cooperação. Nesse aspecto, a colaboração se apresentou com uma estratégia do trabalho em equipe, promovendo a participação mútua dos profissionais em prol de um bem maior. O projeto Tampatas tem por objetivo arrecadar tampinhas para reciclagem, e toda renda é destinada à castração dos animais em situação de rua.

Ao total, foram arrecadadas 24,8 quilos de material reciclável e entregue para a idealizadora do projeto, Regina Célia Louzada Gomes Menezes. “Fiquei muito feliz com a iniciativa. Além de contribuir com o projeto, também ajuda o meio ambiente, pois todas essas tampinhas passarão pelo processo de reciclagem, e isso significa menos lixo para o sistema ecológico”, diz.

A equipe vencedora do desafio foi a multiprofissional, que arrecadou mais de 8 quilos de tampinhas durante os 30 dias da ação. A fonoaudióloga Taiane Brandão representou a equipe ao receber o troféu das mãos da diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa.

Grande relevância
Para a supervisora de reabilitação psicossocial, Cledma Pereira Ludovico, a ação foi de grande relevância. “O desafio chamou atenção para nos atentarmos quanto ao fato da causa animal e a sustentabilidade ambiental. Quando nos dispomos para ajudar o Projeto Tampatas, estamos ajudando milhares de animais de rua, pois o projeto realiza inúmeros resgates de animais para castrações, evitando assim aumento populacional de animais errantes”, explicou. 

“Por outro lado, estamos dando um destino muito nobre aos materiais (tampinhas). A equipe multiprofissional entendeu e aderiu à causa. Agradeço a todos os colaboradores do HDS, pela sensibilidade e ressalto que o projeto Tampatas continua precisando da nossa ajuda”, destaca ainda.

Para o supervisor de planejamento e finanças, Rafael Moreira da Silva, foi uma ação educativa. “Com esse desafio, incorporei um novo hábito a minha rotina, que é separar as tampinhas na minha residência, isso acontecerá a partir de agora”, afirma o profissional.

Entre as ações da colaboração, líderes da instituição realizaram ainda a Reunião da Colaboração, que objetivou discutir ideias para melhorar ainda mais a assistência aos usuários dos serviços. Com foco na satisfação dos pacientes, o grupo decidiu implantar ações que garantem a eficiência constante na execução das atividades.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo