Equipe da FIOCRUZ de Brasília visita SEST/SUS dia 12 de maio


Está marcada para a próxima quinta-feira, dia 12 de maio, a visita de uma equipe técnica da Fundação Osvaldo Cruz, de Brasília, à Escola de Saúde Pública Cândido Santiago e ao espaço do Conecta SUS da Secretaria de Saúde de Goiás. Vão estar presentes a coordenadora da Escola FIOCRUZ de Governo de Brasília, Dra. Maria Fabiana Damásio; o coordenador do Mestrado Profissional da Escola Fiocruz, Dr. Jorge Otávio Maia Barreto; a Pesquisadora Adjunta de Saúde Pública, Dra. Maria Cellia Delduque Nogueira Pires de Sá; a Pesquisadora de Saúde Pública, Dra. Flávia Tavares Silva Elias e o coordenador de Avaliação e Monitoramento de Projetos e Programas, Dr. Alysson Feliciano Lemos. Durante a visita eles vão continuar as discussões com a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS de Goiás, a Dra. Irani Ribeiro, sobre a parceria entre a Fiocruz de Brasília e a SEST/SUS e implantação da Rede de Ensino da região Centro-Oeste.

Esta parceria visa agregar novas competências às ações de formação e fortalecer a identidade da SEST/SUS como referência de interlocução no ensino com o serviço para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, de modo a promover uma transformação mais efetiva no atendimento no campo da saúde pública de Goiás. Outro ponto relevante refere-se à importância de integração da rede de instituições que se dedicam ao desenvolvimento das ações de formação em saúde pública do Centro-Oeste, a fim de permitir o mapeamento das práticas de formação e o intercâmbio entre saberes e experiências, de modo a contribuir para o desenvolvimento regional nesse âmbito. Sempre no sentido de avançar nas melhorias e qualidade dos serviços prestados pelos trabalhadores do sistema de saúde pública.

A proposta prevê a construção de um projeto educativo que possa ser amplo, mas, ao mesmo tempo, focado no enfrentamento das questões para as políticas públicas em saúde que emergem na realidade do Estado de Goiás. A ideia inicial é promover a realização de cursos de especialização e mestrado para qualificar os trabalhadores do SUS estadual e também a estruturação de ações que contribuam para o fortalecimento da Escola. Reconhece-se esta estratégia como uma forma de responder às demandas de formação de pessoal, apresentadas pelo SUS.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo