Encontro reunirá prefeitos goianos para discutir desafios em Saúde Pública

“Percebemos, hoje, a necessidade de um choque de gestão em Saúde porque é preciso otimizar recursos cada vez mais limitados e promover Saúde Pública de qualidade. Essa é a nossa meta nesse encontro: mostrar aos prefeitos que é possível fazer Saúde Pública que, efetivamente atenda ao cidadão”, diz o secretário de Saúde Leonardo Vilela.

Para ele, a missão maior do profissional de Saúde é pesquisar e buscar sempre inovações que tragam melhor qualidade de Saúde para os cidadãos. “Temos como exemplo a Estação Conecta-SUS que monitora em tempo real mais de 200 indicadores de Saúde. Nós criamos esse espaço tecnológico que já nos propicia uma série de elementos para tomada de decisões. Monitoramos, por exemplo, gestantes com zika em nosso Estado, conhecemos, também, como está a quadra de cada município goiano frente ao Aedes aegypti que dissemina tantas doenças. E todo esse aparato vai ser levado aos gestores que poderão se apropriar desse conhecimento, de forma gratuita e interagir mais e fazer parte de todo esse processo que se traduz em ações efetivas”, completou.

Para a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da SES-GO, Irani Ribeiro, o momento é de acolher os prefeitos recém-empossados. “ Vamos recebê-los com intuito de transmitir para cada gestor o quanto ele está inserido nesse processo de construção de um novo paradigma onde trabalhar bem Saúde é trabalhar bem informações em Saúde, em diversas áreas, quer seja no tocante a tipos de financiamento existentes e que eles têm direito, ferramentas de gestão que facilitem o acesso da comunidade aos serviços de Saúde e novas tecnologias que vão permitir, na porta de entrada ao serviço de Saúde, na atenção básica, por exemplo, que as pessoas adoeçam menos”, diz Irani.

Oficinas

Os gesrores vão participar de 11 oficinas. A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) trabalhará, em oficina, o despertar e conhecimento para a área da vigilância tanto da promoção em Saúde, quanto à proteção e prevenção, também, de agravos com riscos inerentes à saúde do trabalhador, o uso de produtos e serviços de saúde e ambientes. “Iremos discutir e apresentar a importância do papel na vigilância nos municípios. Vamos considerar a realidade de cada um e permiti-los conhecer, por exemplo, a importância de um Ecoponto na Cidade, para receber reciclados, assim como mostrar a importância dos serviços oferecidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Centro de Informações Toxicológicas (CIT), e outros”, diz a superintendente Maria Cecília Brito.

A Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais) abordará duas metas primordiais do governo como a diminuição da mortalidade infantil e melhoria do acesso aos serviços de Saúde na atenção básica. Já a Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais mostrará a importância dos municípios em organizar melhor o acesso à regulação de leitos de atendimento.

A superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças (SGPF) explanará a discussão sobre financiamento em Saúde e planejamento, e a Superintendência de Controle, Avaliação e Gerenciamento das Unidades de Saúde trará para os prefeitos e gestores em Saúde a experiência das Organizações Sociais na atuação nos Hospitais do Estado.

Busca de conhecimento

Esta é a 6ª edição do Encontro de Saúde que acontece em Goiás. A proposta do Encontro é cumprir a missão da SES-GO que é coordenar a formação da Política Estadual de Saúde, promover a sua implementação e permanente avaliação, de modo a garantir o desenvolvimento de ações e serviços que respeitem os princípios do SUS, com a participação de seus usuários e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população no Estado de Goiás.

O encontro é providencial visto que 82% dos secretários de Saúde nos municípios assumiram o cargo este ano, sendo que 9 deles, apenas, possuem conhecimento na área de gestão.

O VI Encontro de Saúde de Goiás reunirá entre os dias 8 e 9 de março, na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, no Jardim Santo Antônio, prefeitos dos 246 municípios goianos que vão discutir os novos rumos da Saúde Pública em Goiás. A abertura será às 9h da manhã.

O objetivo é reunir esses gestores para que troquem experiências e participem de oficinas técnicas oferecidas pelas superintendências da Secretaria de Estado da Saúde. Os prefeitos e secretários de Saúde terão acesso às ferramentas de gestão que podem ser utilizadas tanto para otimizar recursos quanto para coordenar ações que promovam, com eficiência, a saúde global dos munícipes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo