Encontro estadual debate políticas voltadas para a promoção da saúde

No evento, que encerrou oficialmente a campanha Novembro Azul da SES, profissionais avaliam as ações desenvolvidas em Goiás e iniciam o planejamento das atividades a serem executadas nos próximos dez anos

Profissionais de saúde vários municípios do Estado e diferentes instituições avaliaram as ações de promoção da saúde desenvolvidas em Goiás e iniciaram o planejamento das atividades a serem executadas nos próximos dez anos. Os debates integraram a programação do Encontro Estadual de Promoção da Saúde Bem-Viver nos Territórios, realizado nesta quinta-feira (30/11), na Escola de Saúde de Goiás. Durante o evento, foi feito o encerramento oficial da campanha Novembro Azul promovida pela SES-GO.

O coordenador de Promoção da Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO e responsável pelo evento, Hamilton José Amorim Rezende, destacou que o encontro teve o desafio de fazer com que as políticas públicas de promoção da saúde, de equidade, das populações específicas cheguem ao dia a dia das pessoas residente em todos os municípios do Estado. “Com isso, pretendemos que a população goiana possa melhorar a sua qualidade de vida”, pontuou.

Hamilton Rezende acentuou que Goiânia é o único município do Estado que desenvolve uma política pública de promoção da saúde. Além disso, conforme o coordenador, Goiás é o único Estado no Brasil que trabalha com a política nacional de promoção à saúde. “Temos de tirar proveito dessas conquistas que temos em Goiás e promover uma articulação dos três entes federados para a efetivação de um planejamento comum que possa avançar para os demais municípios goianos”, pontuou.

Em Goiás, conforme Hamilton Rezende, a política de promoção da saúde é desenvolvida pelos programas de Saúde na Escola e Academia da Saúde. Ele assinalou que a SES-GO está definindo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) um termo de cooperação que prevê a criação de um conservatório de determinantes sociais da saúde e equidade, capaz de mensurar a efetividade das ações e os indicadores, e a estruturação da rede goiana de cidades, municípios, comunidades e territórios saudáveis e sustentáveis.

Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul foi realizada em Goiás durante todo o mês de novembro com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da adoção de condutas que promovem a saúde do homem e previnem o câncer de próstata. Ela foi desenvolvida por meio de palestras, rodas de conversa e encontros com distribuição de material educativo.

Durante o encerramento da campanha, foi ministrada a palestra sobre o tema Masculinidade Saudável e Promoção da saúde Mental, pelo consultor do Ministério da Saúde, Fernando Pessoa de Albuquerque. Doutor em saúde coletiva, ele também lançou o livro Homens, Masculinidades e Saúde Mental, no qual aborda as relações dos homens com a saúde mental a partir da perspectiva de gênero e dos estudos sobre masculinidades, analisando as interações entre as masculinidades e a expressão do sofrimento psíquico.

Maria José Silva (texto) e Karim Alexandre (fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo