Encontro discute melhorias na regulação de pacientes

Evento realizado pela SES-GO, Ministério da Saúde e Hospital do Coração de São Paulo busca aproximar gestores que integram a rede de regulação

A Secretaria de Estado da Saúde foi anfitriã do encontro promovido pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor) e Ministério da Saúde (MS) na manhã desta quarta-feira, 20, para qualificar a regulação de pacientes com o perfil de urgência e emergência. Com o tema “Regulação médica sob a ótica das Secretarias de Saúde do Estado e do Município”, o evento teve como objetivo aproximar os gestores que fazem parte da rede de regulação de alta complexidade, com o foco na melhoria processos de trabalho.

O superintendente da SES-GO, Sandro Rogério, participou do encontro, no auditório do Centro de Reabilitação e Readaptação dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Saúde estadual.  Representantes de municípios goianos, de hospitais estaduais, municipais e filantrópicos também estiveram presentes.

Esse foi o quinto encontro do projeto intitulado “Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar”, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadisus).

Fórum permanente

Para Giselda Monteiro, gerente de Projetos de Gestão e Tecnologia do HCor, o foco é a melhoria do tempo de espera no atendimento de urgência e emergência, bem como na gestão e nos processos de trabalho. Segundo ela, 11 Estados já realizaram o projeto, com bons resultados, como a criação de um fórum de discussão permanente em alguns locais. Em Goiás, o projeto teve início em 2018.

Giselda também ressaltou que existem muitas dúvidas acerca do processo regulatório de leitos e, no encontro, os profissionais das instituições têm a oportunidade de conhecer melhor a função de cada órgão e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Foram discutidas, por exemplo, as perspectivas de aprimoramento do processo regulatório a partir de ferramentas de gestão da clínica e implantação de dispositivos previstos na Politica Nacional de Atenção às Urgências, em especial o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH).

Superintendente de Acesso aos Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da SES-GO, Sandro Rogério Rodrigues Batista disse que o encontro é importante para qualificar a gestão no ambiente de urgência e emergência. “A lógica da gestão compartilhada é que o hospital de urgência não é isolado dentro da rede, ou seja, o que repercute na unidade ‘A’ vai refletir na unidade ‘E’ e por isso que é necessário uma construção coletiva, para melhorar o processo de trabalho que acontece na urgência, para diminuir o tempo de espera de atendimento, rodar mais leitos conforme a necessidade, gerando benefícios para toda a rede.”

Nova gestão da SES

Sobre a visão da nova gestão da SES na regulação, Sandro Rodrigues comentou que o Estado tem o papel de fazer a regulação e dar suporte aos municípios. “A equipe técnica está estudando e desenhando os processos, a capacidade instalada e avaliando o que o Estado pode oferecer na regulação de pacientes”, disse. Outro ponto citado pelo superintendente é que existe um diálogo intenso com os municípios, buscando uma aproximação tanto com as cidades grandes como as menores, para garantir o “paciente certo, no lugar e hora certa”.

Thiago Lagares (texto) e Sabbá Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo