Encontro debate saúde da população em situação de rua

Atividade virtual visa discutir a melhoria do acesso aos serviços de saúde das pessoas que vivem nessa condição em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza nesta quinta-feira, 4, às 14 horas, a mesa-redonda sobre o tema Diferentes Olhares para a Saúde da População em Situação de Rua em Tempo de Pandemia. A ação, aberta à participação de profissionais da área, representantes de entidades civis e da população em geral, integra o projeto Saúde e Equidade em Rede, desenvolvido pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Condições Sociais Vulneráveis da SES-GO, por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde.

O projeto visa promover discussões sobre as necessidades e melhoria do acesso aos serviços de saúde das populações específicas, nas quais estão incluídos a população negra, pessoas em situação de rua, lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais (LGBTs) e migrantes. E a mesa-redonda será mediada pelo técnico da coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, Leonardo da Costa Vergara, com a participação dos coordenadores das equipes de Consultórios na Rua de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, Marcelo de Castro Spada Ribeiro e Adrielle Cristina Silva Souza, respectivamente, e de Eduardo de Matos, coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR).

As pessoas interessadas em participar da mesa-redonda podem acessá-la por meio do Google Meet, no endereço meet.google.com/agf-ocbr-djq. Pelo computador, basta clicar no link para participar. Em celulares, é necessário fazer o download do aplicativo Google Meet. Além desse encontro virtual, a Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde já abordou os temas Travestilidades e Vulnerabilidades em Tempos de Pandemia e Racismo e Interseccionalidades, também por meio de mesas redondas virtuais.

A SES-GO ainda realizou, no dia 27 de maio, o curso Cuidados Psicológicos em Tempo de Pandemia. A atividade foi direcionada aos profissionais que atuam nas equipes do Consultório na Rua, estratégia do Sistema Único de Saúde que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. A atividade teve o objetivo de preparar as equipes e gestores de saúde para a compreensão dos cuidados necessários à saúde mental no trabalho em resposta à doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19).

Maria José Silva, da Comunicação Setorial
Foto: Agência Saúde/DF

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo