Encontro debate medidas para prevenção de acidentes de trânsito
Violência no trânsito constitui a segunda causa de mortes por causas externas em Goiás
A violência no trânsito constitui um grave problema de saúde pública no País e, particularmente, em Goiás. Os dados do Observatório de Mobilidade e Saúde Humana da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que a quantidade de mortes e sequelas causadas por desastres terrestres avançam a cada ano. Além disso, apontam que as lesões associadas ao trânsito representam a segunda motivação de morte por causas externas (violências e acidentes) ficando atrás somente das agressões (veja números abaixo).
Justamente com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a gravidade da violência no trânsito, que culmina anualmente com um espantoso índice de mortos e feridos em todo o Estado, e de propor melhorias para a solução do problema, que a SES-GO, em parceria com outras instituições e entidades afins, realizará no dia 26 de abril, na Estância Park Hotel, em Anápolis, o “1º Encontro Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito e Interdisciplinaridade”.
Só em 2013 foram gastos aproximadamente R$ 9 milhões com despesas hospitalares em decorrência de acidentes de trânsito em Goiás. Em 2013, foram 2.011 mortes por causa de acidentes no Estado.
Tal evento tem o propósito de qualificar os profissionais das áreas da Saúde e do Trânsito envolvidos com as ações que serão implantadas para prevenção dos desastres terrestres em vários municípios do Estado. Na oportunidade serão abordados temas como “Desafios do enfrentamento da violência no trânsito: situação atual, estratégia e proposta”. Também serão realizadas seções de educação oral, com a apresentação de trabalhos, exposição de painéis e palestras.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, aponta a necessidade da adoção de medidas urgentes por diversos órgãos e entidades da área para atenuar a situação de epidemia que se tornou o trânsito em Goiás. Ele destaca como exemplo positivo a ação desenvolvida em Recife (PE), que culminou com a redução de 12% no total de acidentes naquela cidade e de aproximadamente 230 mortes motivadas por desastres de trânsito.
Leonardo Vilela informa que o êxito da ação efetivada em Recife ocorreu após a realização de estudo, no qual foi constatado que as motocicletas estavam envolvidas na maior parte dos acidentes. A partir de então, as autoridades de trânsito da capital pernambucana implantaram medidas para inibir infrações que resultavam em acidentes graves, como a instalação de redutores que captam a velocidade das motos. Também intensificaram as blitze para aferir o nível de teor alcoólico dos motociclistas, elevaram o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para as motos e realizaram um amplo trabalho de informação e conscientização.
Maio Amarelo
O “1º Encontro Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito e Interdisciplinaridade” compõe uma das ações do Movimento Maio Amarelo, instituído com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Em Goiás, participam do Maio Amarelo a SES-GO, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, Conselho Estadual de Trânsito, Instituto Federal de Goiás e Secretaria Municipal de Trânsito de Goiânia.
Uma das estratégias do Movimento Maio Amarelo é iluminar os principais monumentos com a cor amarela, alertando a população para a gravidade do problema. Durante todo o mês serão desenvolvidas várias ações em Goiânia e em outros municípios do interior com o intuito de discutir a questão, alertar e prevenir situações de risco no trânsito. Em 2015, o movimento obteve o apoio de mais de 300 municípios em todo Brasil e também de mais de 20 países.
Programação
– Campanha de Doação de Cadeirinhas em Aparecida de Goiânia – 1º a 31 de maio – O ponto principal de arrecadação será o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aparecida de Goiânia.
– Atos ecumênicos em memória às vítimas de acidentes de trânsito durante o mês em vários municípios goianos.
– Exposição “Os impactos do automóvel na cidade de Goiânia”, com o registros fotográficos de diversos tipos de modais: ônibus, bicicletas, pedestres e automóveis. O objetivo será de contribuir na contextualização do uso do transporte urbano com a realidade goiana e brasileira.
Números de Óbitos por Acidentes em Goiás
Ano |
Quantidade |
2013 | 2.011 |
2014 | 2.115 (parcial) |
2015 | 1.764 (parcial) |
Evento – 1º Encontro Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito e Interdisciplinaridade
Data – 26 de abril
Horário – 8 às 16 horas
Local – Estância Park Hotel
Endereço – BR – 414, quilômetro 2, Sítio de Recreio Americanos do Brasil – Anápolis