Encontro debate equidade e atenção à saúde às populações específicas

Já estão abertas as incrições para o evento, que vai ser realizado entre 4 e 5 de dezembro, sob o tema Saúde para Todas as Pessoas em Goiás: O Desafio da Promoção da Equidade em Saúde em Contextos de Vulnerabilidades

Encontro vai discutir estratégias para promover equidade em todas as esferas e níveis de serviço de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Atenção às Populações Específicas (Geape), vai realizar 1º Encontro Goiano de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas.

Voltado para profissionais da gestão e assistência em saúde, da assistência social, educação, estudantes, lideranças comunitárias, organizações sociais e a comunidade em geral, o evento vai discutir estratégias para promover a equidade em todas as esferas e níveis de serviço de saúde no território goiano. 

“A diversidade de perspectivas de olhares, vivências e percepções sobre o cuidado em saúde às populações específicas contribuirá para a identificação de desafios e novas propostas para a promoção da equidade em saúde para a população negra, quilombola, de religiões de matriz africana, população LGBTQIA+, população do campo, população cigana, população em situação de rua, população indígena, população privada de liberdade, população no sistema socioeducativo e população migrante, refugiada, apátrida e retornados ao Brasil” , pontua a gerente de Populações Específicas, Ana Maria Passos. 

Durante a programação do encontro, serão apresentadas experiências e discutidas as ações que vêm sendo realizadas durante o ano para a promoção da equidade, como a transferênica de recursos do governo estadual, mediante adesão e pactuação de planos de trabalho, para as Secretarias Municipais de Saúde, apoiando áreas e equipes que atuam no âmbito da atenção básica, na atenção à população privada de liberdade nas unidades prisionais, às equipes de consultórios na rua e ambulatórios municipais regionalizados do serviço de afirmação de gênero.

A SES-GO atua, por meio de assessorias especializadas, na atenção a essas populações, apoiando ações no sistema socioeducativo que garantem a integralidade da assistência à saúde ao adolescente em conflito com a lei. E ainda na ampliação das pesquisas e levantamento de dados para a identificação do perfil epidemiológico e de saúde das populações indígenas, ciganas, do campo, migrantes, negra, quilombola e de religiões de matriz africana.

A realização do 1º Encontro Goiano de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas vai permitir ainda a troca de experiências entre profissionais de saúde de todos os níveis da atenção e promover reflexões e aprendizados por meio da interação acadêmica e comunitária.

As inscrições podem ser feitas por meio do link (clique aqui), onde estão disponíveis também mais informações sobre o evento.

Yara Galvão/Comunicação  Setorial

Ilustração: Geape

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo