Embaixadores da Cidadania são premiados por ações de impacto social em 2024

Iniciativas em Governo Aberto e Saúde Pública receberam prêmios de até R$ 8 mil pelo reconhecimento da participação cívica e inovação comunitária

Rafaela Silveira e Rayanne Alves, com “cheque” pela conquista do 1º lugar na categoria de Saúde Pública

O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), premiou os Embaixadores da Cidadania (EC) pelas ações de impacto social em prol da comunidade neste ano de 2024. Voltado para a educação cidadã, o programa se baseia nos princípios de Governo Aberto, como transparência, prestação de contas, participação cívica, tecnologia e inovação. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (12/12), no Castro’s Hotel, em Goiânia.

No total, 20 projetos foram premiados durante a cerimônia, sendo dez em Governo Aberto e Cidadania e os outros dez em Saúde Pública. As iniciativas foram desenvolvidas ao longo do segundo semestre, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Universidade Federal de Goiás (UFG). Os Embaixadores finalistas receberam prêmios de até R$ 8 mil por implantar os projetos em suas comunidades locais.

O secretário chefe da CGE-GO, Henrique Ziller, falou sobre a importância do programa em mobilizar e conscientizar o cidadão da necessidade da participação social em melhorar as condições de todos os que convivem em sociedade. “Esse ano nós tivemos uma participação muito especial da Secretaria de Saúde, e vamos premiar os alunos que se destacaram”, afirmou Ziller. Ele ainda falou da expectativa em renovar a parceria com a SES-GO no próximo ano.

Ao subir no palco para premiar os jovens finalistas, o secretário adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio falou sobre o papel da secretaria no projeto. “Capacitamos mais de 5 mil pessoas para que elas pudessem entender como propor projetos interessantes para serem feitos no governo. Estamos aqui abrindo o governo para a população contribuir com ideias, e a secretaria estará aqui ano que vem prestigiando novos projetos brilhantes”, destacou Vencio.

O jovem Eduardo Pereira de Araújo foi o grande vencedor na categoria Governo Aberto e Cidadania, com o projeto ConectCidadão GO: Simplificando a Transparência em Goiás, que está disponível na internet. Morador de Aparecida de Goiânia, Eduardo chamou outras pessoas para participarem do programa, e agradeceu a oportunidade de contribuir com a sociedade goiana. “O projeto foi desafiador, mas foi gratificante alcançar o primeiro lugar. Participem de todas as edições que vocês puderem”, convidou Eduardo.

Já as estudantes Rafaela Silveira e Rayanne Alves ficaram em 1º lugar na categoria Saúde Pública. O projeto Promovendo Melhorias na Saúde Mental da Nossa Comunidade Escolar foi desenvolvido na escola das alunas, em Itumbiara. “Foi um projeto muito maravilho de ter participado, pois ensinamos várias pessoas sobre como lidar com seus sentimentos”, disse Rafaela. Sua colega Rayanne compartilhou do mesmo sentimento. “Esse projeto nos motivou a buscar a profissão de psicologia”, completou a jovem.

O EC recebe projetos de todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 2020, o programa já formou mais de 2,6 mil embaixadores e possibilitou a realização de mais de 400 ações de impacto social no Brasil e em países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste. A gerente de Governo Aberto da SES-GO, Livia Soares, celebrou o momento e a importância de ter uma nova geração preocupada em transformar a saúde pública do Brasil. “Fazer parte do programa, neste ano, foi muito gratificante, pois orientamos os jovens a pensar fora da caixa, e fomos surpreendidos com os resultados tão positivos. Com certeza, vamos renovar essa parceria no próximo ano”, pontuou Livia.

Responsável pelo programa, o gerente de Educação Cidadã da CGE-GO, Geraldo Valeriano Ribeiro, explicou que os embaixadores começaram no projeto em agosto, participando de aulas sobre diversos temas da administração pública. Os que foram certificados na etapa teórica planejaram e executaram suas ações com mentorias dos tutores do programa. “Hoje estamos aqui na cerimônia de premiação do projeto, e é um momento muito feliz para nós. Temos orgulho de premiar as ações que realmente fizeram o cidadão ser protagonista com um impacto superpositivo onde foram aplicados”, finalizou o gerente.

O evento contou com a participação da diretora dos Programas para Juventude da OVG, Rúbia Erika Prado, e da professora de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, Jéssica Traguetto. O superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã da SES-GO, Sérgio Gomes de Carvalho, também prestigiou a premiação.

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo