Em CIB, Saúde Estadual apresenta cronograma de implementação do Programa SUS Digital em Goiás
Oficinas, que serão iniciadas pela SES GO em outubro, subsidiarão a elaboração dos planos de ação municipais para adesão à iniciativa do Ministério da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou, nesta quinta-feira (19/09), o cronograma para implementação do Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde (MS). O andamento da iniciativa em território goiano foi demonstrado aos gestores, técnicos e servidores estaduais e municipais durante a 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás, (CIB) de 2024. O programa, lançado neste ano, é focado na transformação digital da saúde pública no país, mesclando tecnologia e informação em uma abordagem multidisciplinar.
A primeira etapa, já finalizada, incluiu a adesão do Estado e dos 246 municípios de Goiás ao programa, a conclusão de um diagnóstico situacional de cada uma das cinco macrorregiões, o preenchimento pelos gestores municipais do questionário que gerou o Índice de Maturidade em Saúde Digital e o repasse de recursos financeiros pelo MS para implantação da iniciativa nos territórios. A partir de agora, será iniciada a etapa de capacitação, com oficinas ministradas pela SES-GO, que subsidiarão a elaboração dos planos de ação municipais.
“O Ministério da Saúde apresentou uma proposta para que estados e municípios elaborem seus Planos de Ação para Saúde Digital. No início de outubro, serão iniciadas oficinas e os trabalhos de mentoria com os municípios para a elaboração dos planos”, informou a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão. O cronograma prevê, inicialmente, uma live com a participação dos gestores e técnicos municipais no dia 8 de outubro, de 14h às 16h.
Depois da agenda online, serão realizadas cinco oficinas presenciais com as macrorregiões, de 14 a 18 de outubro. A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Patrícia Fleury, fez um apelo para que os representantes municipais participassem da programação e posterior implementação do programa. “Estamos muito tímidos para tudo que a tecnologia da informação tem ao nosso dispor. Pra construir esse plano, de forma a retratar o passo a passo, para fortalecer isso, precisamos da participação de todos os atores”, conclamou.
PMAE
Durante a reunião da CIB foi também apresentado o cronograma de outra importante iniciativa do Ministério da Saúde para os estados: o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O principall trabalho a ser implementado são as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs). Ao todo, o programa estabelece cinco linhas de cuidado prioritárias, nas áreas de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia e cardiologia.
“Já estamos fazendo um levantamento dos serviços executantes de todo o estado tipo de procedimento. Nessa listagem já teremos o nome dos possíveis serviços pra facilitar e auxiliar os municípios nessa determinação de serviços que serão executantes ou não”, explicou a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), Paula dos Santos. A previsão é de que, já em outubro, sejam realizadas uma live e as oficinas com explicações sobre o programa, para que os planos de ação sejam pactuados nas Comissões Intergestores Macrorregionais (CIMS) de novembro.
Outras pautas
A Comissão Intergestores Bipartite contou, ainda, com atualização sobre o estoque estadual de testes rápidos para detecção da Covid-19, apresentação do cenário da qualidade do ar em Goiás e dos repasses feitos pelo Estado aos municípios, até o momento, por meio do Cofinanciamento das Ações de Vigilância em Saúde. Confira aqui a pauta, discussões, pactuações e informes da 8ª CIB de 2024.
Aline Rodrigues (texto) / Comunicação Setorial SES-GO