Em alusão ao Dia de Combate ao Colesterol, Ceap-Sol promove blitz de conscientização

Durante a ação, os colaboradores do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade recebem orientações para a manutenção de hábitos de vida mais saudáveis

Profissionais do Ceap-Sol durante atividade de conscientização sobre combate ao colesterol

O dia 8 de agosto traz um alerta importante para a nossa saúde – é dia de conscientizar as pessoas acerca dos riscos do colesterol alto e sobre a importância da prevenção. E visando promover a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável, a equipe de nutrição do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) montou, na terça-feira (08/08), uma estrutura na entrada do refeitório para alertar os colaboradores quanto à importância da alimentação adequada e prática regular de atividade física.

A iniciativa foi organizada por meio de parceria entre os setores de nutrição, comunicação e Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia. "!A ação foi realizada no período diurno e noturno, para contemplar toda a equipe", explica a nutricionista, Celma Oliveira Santos Vieira.

Cardiologista do Ceap-Sol, Loianny Moraes Silva explica que o colesterol elevado pode aumentar a incidência de doenças cardiovasculares. "Além de prevenir, é importante realizar consultas médicas periódicas para o diagnóstico correto. Geralmente, o colesterol alto é silencioso, por isso o acompanhamento médico e a realização de exames ajudam a diagnosticar precocemente e a tratar a doença corretamente", afirma.

Conforme a nutricionista Nathália Lima Siqueira, foram prestados esclarecimentos gerais sobre hábitos de vida mais saudáveis e foi feita a entrega de kits contendo um informativo com dicas para prevenção do colesterol alto e suplementos que colaboram para a manutenção da saúde, como fibras e ômega 3.

Entre as orientações, as nutricionistas explicaram a importância do Índice de Massa Corporal (IMC) para a análise do peso ideal de cada pessoa. Além disso, elas orientaram quanto aos alimentos que não devem faltar na dieta, a exemplo de frutas, verduras, ovos, legumes e castanhas.

Explicaram ainda os riscos de alimentos ultraprocesssados como refrigerantes, biscoitos recheados e macarrão instantâneo. "O consumo frequente de alimentos processados e ultraprocessados aumenta consideravelmente o risco de diabete, colesterol alto e obesidade", finalizam Celma e Nathália.

Para o analista administrativo Thiago Cruvinel, a ação foi muito oportuna. “No meu caso, ascendeu um alerta de que preciso cuidar mais da minha saúde e voltar a fazer atividades físicas regularmente. Foi uma ação bastante objetiva, de fácil compreensão e que me inspirou a realmente buscar uma mudança de hábitos”, assinala.

Aline Santos (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo