Eficiência e modernidade da gestão em Saúde de Goiás é referência para Espírito Santo
Comitiva formada pelo subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (SES-ES), Silvio Machado, gerente de Tecnologia da Informação da SES-ES, Rodrigo Hulle e diretor presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago visitaram nesta quarta-feira (15/07) as instalações do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Esta é a segunda vez que a equipe da SES-ES veio em Goiás. O objetivo foi se reunir com especialistas da SES-GO para estreitar laços de cooperação técnica para aprimorar no Espírito Santo a gestão em Saúde por Organizações Sociais e proposta de implementação da plataforma tecnológica do Conecta SUS.
“O modelo de Goiás tem sido muito bem avaliado em nível nacional pela busca da eficiência e pela modernidade em termos de gestão. E é, exatamente, o que estamos buscando aqui: identificar experiências exitosas para que possamos implementá-las em nosso Estado. Tanto o modelo do Conecta SUS e a gestão por OS nas unidades de saúde”, disse o subsecretário Silvio Machado, completando ainda: “Estamos aqui para avaliar esse movimento, que Goiás ousou, que foi migrar 100% de sua rede hospitalar para a gestão por OS. E vimos que o resultado tem sido muito bom pela avaliação do usuário que é o que mais importa, além dos resultados em termos de custos para gerir com mais racionalidade as unidades de saúde”, declarou.
Para ele, o trabalho executado no Conecta SUS fornece uma base de informação excelente para que o gestor tenha dados confiáveis na tomada de decisões em saúde. E o modelo de Organização Social mostra bons resultados em termos de custos operacionais.
A experiência de Goiás foi conhecida graças ao trabalho apresentado durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). “Foi na apresentação de Goiás que vimos a oportunidade de fazer um trabalho tão eficiente e semelhante em nosso Estado. Queremos justamente copiar aquilo que funciona bem”, pontuou.
Silvio Machado conta que existem 16 hospitais no Espírito Santo. “Desses, já temos três que operam no formato de Organização Social. Uma experiência que já conhecemos e temos gostado”, concluiu.
Em 2015, uma equipe da SES do Espírito Santo visitou o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). “Nossos colegas nos levaram uma série de informações, razão pela qual desdobramos a segunda visita, com agenda um pouco mais concreta e mais robusta para levar a experiência de Goiás para o Espírito Santo”, concluiu.
O modelo de gestão por Organização Social (OS) nos hospitais do Estado de Goiás tem sido reconhecido nacionalmente. Entre 2015 e 2016, Goiás recebeu a visita de 17 comitivas, de 12 estados da Federação. O objetivo foi conhecer as unidades administradas por OS e os avanços da Saúde Pública estadual.