Dupla identificação é foco da segurança do paciente no Heja

Processo é reforçado nas áreas de farmácia, enfermagem da unidade da SES em Jaraguá, do momento de acolhimento do paciente até a alta

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revê com frequência os seus processos para garantir a segurança do paciente. Entre eles, a “dupla identificação”, destaque em vídeo produzido para a Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema neste ano de 2019 é: Segurança do Paciente, uma prioridade global de saúde.

A iniciativa ocorre em hospitais de todo o mundo, em referência ao Dia Internacional da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. O objetivo é compartilhar e trocar conhecimentos sobre estes processos para que todos atuem com eficiência evitando erros que coloquem os pacientes em risco.

No Heja, a dupla identificação foi destacada como processo de relevância. “Na unidade hoje, temos o processo de dupla identificação do paciente. Primeiro é a identificação do paciente com uma pulseira que a gente coloca o nome completo com a data de nascimento. Temos também a identificação beira-leito, onde são conferidas as mesmas informações”, explica Bruno Santos, coordenador de enfermagem.

O processo é reforçado nas áreas de farmácia, enfermagem, do momento de acolhimento do paciente até a alta. “A segurança está em primeiro lugar e aqui no Heja a segurança do paciente é garantida”, resume Maria Lucileide, técnica em segurança.

No Brasil, a Campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).

Brenno Sarques, do IBGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo