Dra. Irani Ribeiro agradece famílias de doadores de órgãos em nome do governo de Goiás


Em comemoração ao dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol e a Central de Transplantes de Goiás promoveram nesta terça-feira um culto ecumênico para homenagear as famílias dos pacientes doadores que tiveram morte encefálica na unidade em seu primeiro ano de funcionamento. Participaram da celebração representantes da doutrina espírita e das igrejas evangélica e católica, além do diretor geral do hospital, Hélio Ponciano; do gerente geral da Central de Notificação , Captação e distribuição de órgãos e Tecidos- CNCDO-GO; Fernando Castro, do superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e ambulatoriais, Deusdedith Vaz e da superintende de Educação em Saúde e Trabalho para SUS, Irani Ribeiro, representando o governador em exercício, José Éliton.

Ao cumprimentar às autoridades religiosas, de saúde e aos funcionários do hospital, a Dra. Irani leu uma carta enviada pelo governador Marconi Perillo agradecendo a atitude das famílias que consentiram a doação de órgãos de seus familiares em benefício das pessoas que tanto necessitaram do transplante para continuarem vivendo e, em alguns casos, para melhorarem sua qualidade de vida. Em nome do governo do estado a superintendente agradeceu aos familiares pela nobre decisão que tomaram em um gesto de amor verdadeiro.

O mês de setembro é tido como “Setembro Verde” para lembrar a necessidade da conscientização das pessoas sobre a necessidade da doação de órgãos. A Central de Transplantes de Goiás sempre realiza campanhas esclarecendo dúvidas e desmistificando pré-conceitos sobre morte encefálica e a doação de órgãos e tecidos. Atualmente existem em Goiás 4 equipes credenciadas para transplantes renais, 2 para transplantes cardíacos, uma para transplante de medula óssea, uma para transplante conjugado pâncreas-rim e 22 para transplante de tecido ocular.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo