Discentes de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde apresentam TCC


Até a próxima sexta-feira, 13 de dezembro, 30 trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde serão apresentados nas salas de aula da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde , SES-GO.

Esta é a reta final do curso, que tem a coordenação da Professora Doutora Alessandra Marques Cardoso, servidora efetiva da Escola de Saúde de Goiás. De acordo com a superintendente da ESG, Kelli Coelho Santos, a especialização teve como objetivo fortalecer o processo de desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais capazes de garantir processos de trabalho eficazes por meio da qualificação de servidores públicos em situação de gestão de sistemas e serviços de saúde.

A produção de um TCC com base em pesquisa ou produto tecnológico e redigido nas Normas da RESAP foi disciplina obrigatória. As primeiras apresentações começaram nesta terça-feira, 10, e abordaram temas como: humanização no contexto de uma coordenação na vigilância sanitária do Estado de Goiás; inclusão digital dos profissionais das unidades básicas em saúde: inserção na era tecnológica e importância nos sistemas de informação; visão do agente de saúde sobre o impacto de suas ações na saúde da população, educação permanente como ferramenta de transformação das práticas de saúde, etc.

Inclusão Digital dos Profissionais de Saúde

Graduado em Ciência da Computação, Fernando Morandi Borges foi um dos primeiros alunos a fazer sua defesa do TCC. O assunto escolhido foi a “Inclusão Digital dos profissionais das Unidades Básicas em Saúde”. 

Em seu trabalho, o discente destaca a importância da capacitação dos profissionais de saúde para a inclusão digital. “Só o sistema sem a capacitação para a inclusão digital não funciona. Temos que preparar os profissionais para que eles possam alimentar o sistema de forma correta e com eficiência”.

Fernando conta que o interesse por tecnologia em saúde surgiu após assumir a gestão do sistema da Regional de Saúde Central, em 2015. “Como eu ia alimentar um sistema tecnológico específico na área de saúde, eu comecei a buscar informações sobre o tema, a fim de entender melhor sobre o assunto com o qual eu iria trabalhar”.

A partir daí, a paixão pelo SUS cresceu e Fernando resolveu se inscrever no Curso de Especialização oferecido pela Escola de Saúde de Goiás.  Ele destaca a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas como o diferencial desta especialização. “A forma de aprendizado me encantou, pois houve uma troca de experiências muito rica entre médicos, gestores, psicólogos e demais profissionais de saúde que fizeram a especialização”, finaliza.

 

Gabriela Dutra, da Comunicação da Escola de Saúde de Goiás

Foto: Karim Alexandre

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo