Dia Nacional de Vigilância Sanitária reforça importância da área para a promoção da saúde

Data é celebrada no dia de nascimento do principal sanitarista do Brasil, Oswaldo Cruz, que combateu a epidemia da peste bubônica e febre amarela

Em 5 de agosto é celebrado, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Vigilância Sanitária (Visa). A data foi instituída pela Lei nº. 13.098, em 2015, com o intuito de promover a conscientização da população sobre o assunto, além de esclarecer e divulgar o trabalho desenvolvido por profissionais que atuam na área. O dia foi escolhido por ter marcado o nascimento de um dos principais sanitaristas brasileiros, Oswaldo Gonçalves Cruz.

“A Visa desenvolve um trabalho que está diretamente ligado à qualidade de vida da população e que busca promover a saúde preventiva de forma coletiva, por meio da orientação e educação sanitária, monitorando e fiscalizando produtos e serviços utilizados pelas pessoas”, ressalta a gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Eliane Rodrigues da Cruz.

No Brasil, a Vigilância Sanitária compõe, de forma descentralizada, o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o principal órgão no país, atuando com responsabilidades e financiamento compartilhado com estados e municípios, por meio do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Serviços para a população
A Visa está presente diariamente na vida de todos que vivem no Brasil. É essa a área do SUS que realiza o monitoramento da qualidade, segurança e eficácia da cadeia produtiva e de distribuição de produtos comercializados, como água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, vacinas, produtos para a saúde, por exemplo. 

Além disso, é a Vigilância Sanitária que fiscaliza e monitora os serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, unidades de odontologia e radiodiagnóstico, entre outros, com foco na segurança do paciente. 

Em relação aos serviços de interesse à saúde, em que também há a atuação de profissionais de Vigilância Sanitária, cita-se salões de beleza, clínicas de estética, estúdios de tatuagem, Instituições de Longa Permanência para Idosos, comunidades terapêuticas, Instituto Médico Legal (IML), funerárias, escolas, creches, orfanatos, clubes e cemitérios.

Vigilância e pandemia
Os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19, que determina as medidas de segurança para conter o avanço do coronavírus, também são de competência da Vigilância Sanitária. Dessa forma, desde o início da pandemia, a atuação da vigilância nas decisões de gestores é primordial, para que a proteção das pessoas e a promoção da saúde coletiva da população sejam asseguradas.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo