Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes reúne governos federal, estadual e municipal em Goiânia
O governo federal, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, realiza amanhã, 13, durante todo o dia, uma mobilização nacional contra o Aedes aegypti. Em todo o País, participarão 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Junto com profissionais dos estados e municípios eles vão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O efetivo das Forças Armadas estará distribuído em 350 municípios, das 27 unidades federativas. Cerca de 4 milhões de panfletos informativos serão distribuídos durante a ação.
Em Goiânia, a mobilização acontece na Praça da Matriz de Campinas, às 8h, com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; do Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; do Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, que na ocasião representa o governo de Goiás; do Secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado e do presidente da Comurg, Edilberto Dias, entre outras autoridades.
Por determinação da Presidente Dilma Rousseff, os ministros de Estado e outras autoridades federais participarão da mobilização e Patrus Ananias foi designado para estar presente na capital goiana. A ação deste sábado faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela Presidente em dezembro do ano passado. Além de Goiânia, em Goiás haverá mobilização nacional nas cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.
Com caráter educativo, a ação visa intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Durante todo o dia, serão distribuídos materiais informativos, com explicação das medidas de prevenção, além de orientações aos moradores sobre a importância do envolvimento de todos nas ações.
Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) disponibilizará 1.500 homens, 50 caminhões e 30 pás carregadeiras, para limpar Campinas e mais 41 bairros adjacentes, segundo o presidente da Comurg, Edilberto Dias.
Entre os dias 15 e 18, o Exército realizará ações de esclarecimento e motivação em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade. De 15 a 19 de fevereiro, o mesmo trabalho será realizado nas escolas estaduais e municipais.
10 minutos
Para erradicar o Aedes aegypti e os criadouros, o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde recomendam à população medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Dez minutos de vistoria são o suficiente para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Outras medidas de proteção individual também podem complementar a prevenção das doenças, como o uso de repelentes e inseticidas para o ambiente.
Força tarefa goiana
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com Corpo de Bombeiros Militar e prefeituras municipais, desencadeou uma grande mobilização de combate ao Aedes. A força-tarefa começou em janeiro e conta com a participação do Corpo de Bombeiros, de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários. Em janeiro, as equipes visitaram mais de 1 milhão de imóveis em todo o Estado e a ação serviu de modelo para o Ministério da Saúde.
A 2ª etapa da força-tarefa já foi iniciada e conta com a adesão do Exército. Nas duas primeiras semanas de fevereiro, já foram visitados 316 mil imóveis. Nessa etapa, também está sendo feito a remoção de entulhos e a limpeza de córregos, bueiros e riachos. Essas ações contam com o reforço de caminhões, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, carros e caminhões, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED).
Dengue
Do dia 03 de janeiro a 06 de fevereiro deste ano, foram notificados, em todo o Estado, 19.762 casos de dengue, dos quais 2.421 foram confirmados. As cidades com o maior número de casos são Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Goianira.
Zika
Em 2015 foram confirmados 12 casos de zika em Goiás. Este ano, até o fim de janeiro, foram confirmados 4 casos.
Microcefalia
Até o momento, nenhum caso de microcefalia com possível relação com zika vírus foi confirmado em Goiás. O levantamento abrange 2015 e2016 (até o dia 03 de fevereiro).
A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza os dados de dengue, zika, chikungunya e microcefalia no site: www.saude.go.gov.br.