Dia Mundial do Diabetes será lembrado com programação especial no Centro de Atenção ao Diabetes (Cead)

 Dia Mundial do Diabetes será lembrado com programação especial no Centro de Atenção ao Diabetes (Cead)

No próximo domingo, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes e o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG trará uma programação especial no dia 11, quinta-feira, com a ação Dia D do Diabetes, para ampliar a conscientização sobre a doença. O Hospital é a única unidade de saúde do Estado a contar com um espaço próprio para o atendimento para a doença, o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD). 

O CEAD conta com serviços multidisciplinares que vão além do atendimento médico, como nutrição, psicologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia e podologia. “A ação é importante para desmistificar a doença proporcionar melhor qualidade de vida, através de orientações e incentivos para adesão do pacientes ao tratamento, diz a gerente do CEAD, Cristina Pereira.

A programação que será oferecida aos pacientes contempla um circuito de quatro atividades, sendo a primeira delas a demonstração de preparo e degustação de alimentos dentro da Cozinha Experimental, estrutura montada na unidade para incentivar que os pacientes produzam sua própria alimentação, com receitas criativas, baratas e que se enquadrem dentro da dieta que deve ser seguida para controle da doença.

Após a cozinha experimental, um momento de descontração e dança, de modo a produzir relaxamento e descontração, no auditório no CEAD. O combate ao stress também é fundamental ao êxito do tratamento de diabetes. Após a dança, exercícios de fisioterapia, com os pacientes fazendo alongamento e dinâmica de conhecimento sobre o diabetes. Para finalizar, será realizada uma dinâmica com a equipe da psicologia. Cada atividade contará com, no máximo, dez pacientes, respeitando o distanciamento necessário devido à pandemia, assim como as medidas sanitárias necessárias, como o uso de máscara e a aplicação de álcool em gel.

Colaboradores

Já para os colaboradores de todo o hospital, o CEAD, em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizará uma ação de prevenção ao diabetes na terça-feira, 9, com o monitoramento de glicemia e orientação com a equipe de endocrinologia para os que apresentarem alteração no teste glicêmico.

Texto: Pablo Santos/Idetch        
Foto: Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo