Dia Internacional de Combate às Drogas tem ações em Goiás

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. Em Goiás, o Governo do Estado criou a lei nº 19.330 de junho de 2016, instituindo a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas e Valorização da Vida. A lei estabelece que a semana seja realizada anualmente na que antecede o dia 26 de junho. Dentro desta perspectiva o Grupo Executivo de enfrentamento às Drogas (GEED/SES) jurisdicionado à Secretaria Estadual da Saúde, está com ações em vários municípios goianos, com os projetos Caravana Anjos Urbanos e VemSer, trabalhando junto às populações e de modo específico com os estudantes, em ações preventivas para evitar que jovens entrem no mundo das drogas.

A Caravana Anjos Urbanos encontra-se hoje em Itapirapuã com palestras em escolas das redes estadual e municipal de ensino, seminário na Câmara Municipal para secretários municipais, conselhos, judiciário e polícias civil e militar, e ainda com a distribuição de folders nas casas e comércio local.

Nos dias 23 e 24 deste mês será a vez de Matrinchã receber a Caravana Anjos Urbanos com as mesmas ações desenvolvidas junto à população local, estudantes e instituições e órgãos oficiais.

O Rotary Goiânia Rio Araguaia, presidido por Maria do Rosário Marques fez a doação de 22 violões e 22 carrons para serem entregues nas escolas que participaram do Projeto VemSer realizado no ano passado. Os instrumentos musicais serão entregues para as seguintes escolas: Colégio Estadual João Bennio do Jardim Curitiba III; Colégio Estadual Jayme Câmara do Bairro Floresta; Colégio Estadual Cultura e Cooperativismo e Colégio Estadual Antônio R. Gomes da Frota da Cidade Jardim; Colégio Estadual Luís Perillo do Bairro Goyá, e Colégio Estadual José de Assis e Colégio Estadual Jardim América no Jardim América; Colégio Estadual João José Coutinho do Conjunto Vera Cruz I, Colégio Estadual Solon Amaral e Colégio Estadual Edmundo Rocha , no Vera Cruz II.

GEED/SES EM ARAGARÇAS – A Caravana Anjos Urbanos estará em Aragarças nos dias 26, 27 e 28 próximos, liderada pela diretora geral do GEED /SES Ivânia Fernandes, quando participará da Conferência da Assistência Social. No dia 26, e a diretora fará apresentação do GEED/SES e seus projetos. Mais tarde, às 19h, Ivânia estará no plenário da Câmara Municipal levando a apresentação do GEED/SES. No dia 27, das 8h às 11h, haverá Seminário de Políticas Sobre Drogas para público específico. A palestra, com o tema a Rede de Prevenção: Um Exercício Diário e Dever de Todos será realizada também no dia 28. A pauta prevê a elaboração do Plano Municipal de Prevenção às Drogas. Ivânia Fernandes disse que “temos de levar a todos os segmentos da sociedade, em sua linguagem específica, que a droga é um problema de todos, não só de governo”.

DADOS DA ONU – Dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, revelam que cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Para ajudar no combate do uso abusivo de álcool e outras drogas, o Ministério da Saúde investe em uma política de saúde específica para este assunto. O Coordenador Adjunto de Saúde Mental Álcool de outras Drogas do Ministério da Saúde, Alexandre Trino, ressalta a importância de manter uma rede de atenção especializada e integrada para o atendimento. “O tratamento de um paciente que faz uso abusivo de drogas é bastante complexo. Geralmente eles apresentam demandas mais do que saúde. Na maioria das vezes, eles estão em um contexto de vulnerabilidade social, necessidades que estão além que apenas as drogas”.

Em Goiás, quem necessita de tratamento de álcool e outras droga, pode contar com a ajuda do GEED/SES que criou o Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (CEAT-AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros. É um serviço de apoio, acolhimento, avaliação psicossocial e orientações aos usuários de drogas e seus familiares, localizado no Setor Sul e oferece também o call center 0800-649-0145 que pode ser acessado de qualquer parte do Estado.

As demais Unidades Básicas de Saúde (UBS), são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo