Desenvolvimento sustentável e cerrado livre de agrotóxicos reúne técnicos em Goiânia

O impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e a saúde pública no Estado de Goiás é assunto a ser tratado durante o “Seminário de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável: o Cerrado Livre de Agrotóxicos”. O evento se realizará de 26 a 28 deste mês, na Escola de Saúde Pública (Rua 26, nº 521, Bairro Santo Antônio, Goiânia-GO), com abertura oficial às 8h30, com presença da representante do Ministério da Saúde, Luísa de Sordi Gregório, e da superintendente de Vigilância em Saúde (SUVISA), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Maria Cecília Martins Brito.

Segundo os técnicos, o Brasil está entre um dos maiores consumidores de agrotóxicos, e Goiás está em 6º lugar, representando um importante fator de risco para a saúde da população. Esta situação fez com que, em 2014, fosse implantado o Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos, sob a coordenação da Gerência em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. As ações desse plano incluem a proteção e promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos das populações expostas e potencialmente expostas aos agrotóxicos.

A busca do fortalecimento e integração entre órgãos públicos e entidades civis organizadas é um dos principais objetivos do seminário, que busca atualizar e disseminar conhecimentos a fim de estabelecer compromissos para promover modos de vida saudáveis e sustentáveis, reduzir o uso e os impactos dos agrotóxicos, visando implementar o desenvolvimento sustentável no Estado. Esse trabalho é uma ação conjunta da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e da Gerência de Saúde do Trabalhador, ambas integrantes da Superintendente de Vigilância em Saúde (SUVISA).

Além dos assuntos colocados na mesa de trabalho, haverá ainda oficinas de práticas integrativas, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais, hortas agroecológicas urbanas e rurais, tratamento de intoxicações por agrotóxicos, promoção da saúde em ambiente de trabalho, rotulagem nutricional, visitação a feira de promoção da saúde (com agricultura familiar, economia solidária, mesas demonstrativas e vivências com práticas integrativas), segurança alimentar e nutricional.

Entre os convidados para palestras e debates estão técnicos representantes de universidades, da SES-GO, Secretaria Municipal da Saúde, Ministério Público do Meio Ambiente, Ministério Público do Trabalho, Fórum Goiano de Combate aos Impactos, entre outros. Já estão inscritos mais de 400 participantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo