Dentistas goianos da atenção primária atualizam conhecimentos em curso

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove a terceira edição do Curso de Atualização em Saúde Bucal na Atenção Primária, nesta terça-feira, 11, na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago. O treinamento é destinado a cirurgiões dentistas dos 246 municípios goianos que atuam no SUS, preferencialmente das equipes de saúde da família. Promovido pela Coordenação de Saúde Bucal – ligada à Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) da SES-GO –, o curso de oito módulos é realizado desde 3 de setembro, e segue até 5 de novembro.

O primeiro módulo tem como enfoque a importância da saúde bucal na estratégia de saúde da família, a territorialização e o planejamento de ações, indicadores em saúde bucal, até módulos sobre o atendimento a pessoas com deficiência, detecção precoce de câncer de boca, urgência e terapêutica em saúde bucal e normas de biossegurança.

“Com as oficinas de planificação que aconteceram em todos os municípios goianos, foi verificada a necessidade de promover a reorganização da atenção primária em Saúde, com a inclusão das equipes de saúde bucal como parte integrante e indissociável da equipe de saúde da família”, diz a superintendente da SPAIS, Evanilde Costa Gomides.

Novo modelo

Com a evolução do processo de tutoria em mais de 100 municípios, explica Evanilde, percebeu-se a necessidade de profissionais capacitados para um novo modelo, que valorize a equipe multiprofissional e concentre a atenção na necessidade do paciente, com a diretriz do cuidado apoiado, orientando a população a cuidar da saúde.

O processo de tutoria da planificação permitiu o treinamento de mais de 14 mil profissionais goianos da atenção primária em todo o Estado para aprimorar processos de trabalho e trazer agilidade e melhor qualidade ao atendimento ao cidadão.

Segundo o coordenador de saúde bucal da SES-GO, Hugo Montalvão Dias de Melo, a proposta é promover a integração dos cirurgiões-dentistas com suas equipes de saúde da família para a promoção de um trabalho conjunto em cada território e área de abrangência dentro de seus municípios. “Considero que este curso é um avanço, no sentido de produzir a visibilidade da saúde bucal como parte integrante da saúde geral do ser humano”, definiu ele.

Cobertura e resolubilidade

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, os cursos trazem a possibilidade de reorganizar as ações de saúde bucal nas unidades básicas de saúde de todo o Estado e aumentar a cobertura e a resolubilidade dos casos.

“Para esta Secretaria, cremos que, a partir desta qualificação, poderão ser promovidas atividades educativas, preventivas e clínicas em saúde bucal de forma integrada com os demais profissionais de Saúde, de forma a garantir a melhoria geral da qualidade de vida da população assistida”, disse Leonardo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo