Damolândia realiza corrida Antidrogas

Geed esteve presente no encontro para levar conscientização por meio do esporte à prevenção e combate ao uso de drogas.

Com o intuito de promover a saúde e em alusão a prevenção e combate às drogas, o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), apoiou a 3º edição da Corrida Antidrogas realizada em Damolândia no sábado, 30. O grupo,e Goiás levou técnicos que fizeram a conscientização da população que estava prestigiando a corrida.

Além do trabalho informativo, servidoras do Geed também foram preparadas para a corrida. Com tênis e roupa apropriada, a psicóloga e diretora geral do grupo, Candice de Castro, percorreu os 4 km da corrida e falou da importância do evento para a população da cidade. “O Geed é o órgão responsável por organizar as políticas públicas de prevenção e enfrentamento às drogas em Goiás e precisamos apoiar essas ações desenvolvidas nos municípios, levando informação e apresentando nosso trabalho para as pessoas”, disse.

Para Candice de Castro, por meio do esporte, é possível prevenir e reinserir pessoas que já estiveram no mundo das drogas, além de colaborar para a saúde em um todo, garantindo participação social e lazer. “Fazemos questão de participar de todos os eventos em alusão a prevenção e combate às drogas e queremos atingir todos os 246 municípios goianos com nosso trabalho”, afirmou. A corrida movimentou a cidade de Damolândia que também recebeu atletas das cidades vizinhas e foi um momento de encontro e confraternização com foco na política sobre drogas.

A cidade é beneficiada com uma pasta específica para esse trabalho, o secretário de Cidadania e Antidrogas de Damolândia, Everton Diogo Costa, afirmou que a corrida já se tornou uma tradição na cidade e que a terceira edição conquistou pessoas de outros municípios que estiveram presentes para prestigiar o encontro. “A corrida superou nossa expectativa e com a presença de pessoas de outros locais percebemos a necessidade de dar continuidade no trabalho”, ressaltou. O secretário lembra que além da corrida anual, existem outras políticas municipais em alusão ao tema, como palestras nas escolas, maratona infantil e a corrida em comemoração ao aniversário da cidade, sempre reunindo muitos participantes.

Pódio

A corrida foi dividida em dois percursos para públicos específicos. As mulheres percorreram 4 km e a vencedora na categoria foi a atleta Adriana Oliveira Silva, que concluiu o trajeto em pouco mais de 20 minutos. A corredora mora em Aparecida de Goiânia e disse que soube do encontro por meio das redes sociais. Ela afirmou que já é competidora experiente e lembrou que o esporte é fundamental para afastar as pessoas do mundo das drogas. “O esporte proporciona qualidade de vida e tem essa característica de afastar as pessoas das drogas. É importante estimular os órgãos públicos a realizar esses projetos”, avaliou.

Na categoria masculina o percurso tinha 8 km e o atleta profissional Gustavo Barros garantiu o primeiro lugar. Para ele, que foi campeão dos jogos escolares nacional e Pan-americano de 2015 no Canadá, o esporte abre portas para muitas oportunidades e afasta os jovens do uso das drogas. “O esporte tem essa função de aliar saúde e conscientização, afastando os seus praticantes de coisas ruins da vida”.

Os três primeiros colocados em cada categoria foram premiados com valores em dinheiro e medalha entregues pela gestão municipal e a diretora do Geed.

Felipe Cordeiro (texto) e Sabba Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo