Curso vai formar coordenadores de transplantes em hospitais

De hoje, 29 de setembro, até sábado, 1º de outubro, acontece no CRER, no auditório Valéria Perillo, o curso de “Formação de Coordenador Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes” (CIHDOTT). O curso, que acontece das 8h às 17h, tem o objetivo de capacitar profissionais e acadêmicos da área de saúde para atuar na captação de órgãos nos hospitais.

“A doação se dá mediante decisões e sentimentos da família que envolve dois extremos, a dor e o amor”, diz o gerente da Central de Transplantes de Goiás, Fernando de Castro. O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a importância de se tornar doador de órgãos e tecidos. O tema da Campanha Setembro Verde do Estado de Goiás desse ano é “Família: onde a vida começa e o amor não tem fim”.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, existem hoje, entre os receptores inscritos, 729 pacientes aguardando por uma córnea, 357 esperando por um rim, 3 por um coração e 6 pâncreas-rim. “Esta fila é dinâmica, pois a cada dia, tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas”, explica o gerente.

A coordenadora de Eventos e Educação Continuada da Central, Aline Ávila, lembra que, em razão do Setembro Verde, durante todo o mês a Central tem promovido campanhas de sensibilização e capacitação. “Queremos contribuir com milhares de pessoas que estão sofrendo em uma fila, aguardando oportunidade de uma vida melhor e mais feliz”, finaliza.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo