Curso para salvar vidas

O movimento Setembro Verde prossegue com mais uma atividade esta semana para lembrar a importância do transplante de órgãos e tecidos para salvar vidas. A Central Estadual de Captação e Doação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás promove nos dias 12, 13 e 14 de setembro o curso Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, formando pessoal para este tipo de ação.

O evento será no auditório da Faculdade de Enfermagem da UFG, no Setor Leste Universitário. O curso, com 24 horas de duração-aula, terá a participação de 105 profissionais de saúde de hospitais de Goiânia, de Itumbiara e do Tocantins. Eles receberão o certificado para atuarem em comissões intra-hospitalares que realizam captação de órgãos para transplantes.

O número de doações efetivas de múltiplos órgãos no Estado passou de 17, em 2010, para 71, no ano passado, segundo dados da CNCDO. Esse resultado deve-se, segundo a Central, ao constante trabalho de capacitação das equipes de saúde e aos exigentes cuidados fornecidos aos pacientes antes, durante e após o diagnóstico de morte encefálica (ME), em conformidade com a legislação – o que tem proporcionado maior segurança para a realização do diagnóstico, por parte dos médicos, e maior confiança dos familiares.

Ao ampliar as captações, houve natural crescimento dos transplantes, tanto que em 2017 foram realizados 114 transplantes renais e 1.037 de córneas. Apesar dos avanços, ainda existe uma extensa lista de espera. Atualmente, conforme dados da Central, 264 pessoas aguardam por um transplante de rim em Goiás. Outras 62 esperam por um transplante de córnea. O gerente destaca que quanto mais as pessoas forem orientadas e comprometidas com as doações, maiores oportunidades de ofertas de órgãos, tecidos e partes do corpo, e, consequentemente, maiores serão os números de transplantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo