Curso Gestar Vidas é encerrado com sucesso na MNSL

Após 11 encontros, que aconteceram todas as terças-feiras desde o dia 4 de outubro, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) encerrou na manhã de 13 de dezembro (terça-feira) mais um ciclo do curso Gestar Vidas. Criado há 42 anos pelo Serviço Social com o apoio da Capelania Hospitalar da unidade, o grupo tem como objetivo principal proporcionar às futuras mães uma gravidez tranquila por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o período gestacional, abordando temas como Planejamento Familiar; Prevenção às DST/ AIDS; Aleitamento Materno; Aspectos emocionais na Gestação; Drogas na Gestação; Fertilização, Tipos de parto e Anestesia; Shantala; Alimentação da Gestante; Educação de Filhos; e Direitos da Mulher. O curso conta com um corpo de palestrantes composto por médico obstetra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e biomédico.

No dia do encerramento da última capacitação de 2016, os participantes foram recepcionados pela coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria, que os parabenizou pelo envolvimento durante todo o curso e acrescentou que é uma alegria compartilhar momentos como esse. “Em cada aula são passadas informações que vão ajudar não só as mães, mas como os pais também, uma parte fundamental no crescimento dessas pequenas vidas que estão para vir. São orientações importantes para uma vida inteira”, relatou emocionada. Em seguida, os presentes ainda assistiram à última aula do módulo sobre educação dos filhos, ministrada pela assistente social Vânia Crispim.

Dando continuidade ao último encontro, o capelão da MNSL, padre Rafael Magul, proferiu palavras de renovação, fé e incentivou os bons sentimentos do “espírito Natalino”. Segundo ele, essa é uma época propícia para a reflexão das atitudes tomadas durante todo o ano. “Este é um momento de pensarmos no que fomos e no que fazemos e planejar o nosso futuro, refletindo os pontos altos e baixos, nossas alegrias e nossas tristezas, para tentarmos ser melhores no próximo ano”, disse. Ao final, os participantes do curso foram presenteados com um kit de enxoval doados pelo grupo de voluntárias “Mãos Generosas”, coordenada por Margarida Abrão, que participa pelo terceiro ano consecutivo do curso.

Para mães e pais – Engana-se quem pensa que a capacitação é frequentada apenas pelas futuras mães. O futuro pai da Sofia, que é esperada para o fim deste mês, advogado Jefferson Mendonça, participou assiduamente do curso no lugar de sua esposa, que não pôde comparecer devido ao trabalho. “Eu aprendi coisas inimagináveis aqui, foi uma experiência magnífica. Para nós, que somos pais de primeira viagem, a expectativa é grande e sempre está acompanhada de muitos receios. Mas a MNSL nos deu uma oportunidade muito boa para termos uma boa base de aprendizado. A equipe está de parabéns”, elogiou. Inclusive, a presença dele surpreendeu a própria equipe organizadora do curso, que reconheceu o compromisso dele diante da sua família, que esteve presente no encerramento. “Foi uma surpresa muito boa ter ele entre as mães, pois percebemos o interesse dele em aprender. Temos  certeza que tudo o que foi ensinado aqui será repassado à esposa”, salientou Vânia.

Assessoria de Comunicação da MNSL

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo